Responsive Ad Slot

Seca que atinge avicultura de São Bento do Una é destaque no Jornal Nacional

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

/ Por: Naldinho Oliveira
Do Jornal Nacional

A falta de chuva que afeta a vida de milhões de brasileiros no Nordeste tem deixado também marcas profundas na atividade econômica. E não é só na agricultura e na pecuária, como a repórter Beatriz Castro, no interior de Pernambuco, mostra.

A estiagem secou todos os reservatórios em São Bento do Una, no agreste de Pernambuco. O colapso no abastecimento provocou uma crise sem precedentes no município que mais produz ovos e carne de frango no Nordeste. As granjas desativadas se multiplicam, levando prejuízo a uma região que chegou a produzir dois 2,7 milhões de ovos por dia e 350 mil frangos por semana.

“Em outros temos, a matéria-prima encarecia, mas tínhamos água”. Lembra o avicultor Fernando Vilela Sobral.

A água tem que ser comprada em outros municípios. Só uma granja passou a gastar R$ 1,8 mil por semana. Os bebedouros são disputados.
Sem condições de manter as aves, pequenos e médios produtores estão vendendo as galinhas para o abate 30 semanas antes do tempo, justamente quando elas estão mais produtivas, botam ovos maiores e poderiam dar mais lucro.

“S não melhorar vai ter que fechar, porque água não tem, e ração é cara”, diz Joelson Lima da Silva, gerente da granja.

O prejuízo é maior para os criadores de frango para o abate. Ao todo, 40% das duzentas e 12 granjas pararam a produção.

Osório demitiu os três funcionários, e os quatro galpões onde deveriam estar  11 mil aves ficaram vazios. Até as granjas maiores estão fechando. Em uma, os 12 funcionários foram demitidos. A produção de 120 mil frangos foi suspensa.

“A gente enfrenta crises, mas passageiras, e essa está duradoura, e a expectativa de chuva é ruim”, destaca o avicultor José Francisco de Oliveira.

A crise na avicultura parou o comércio da cidade e a situação se agrava a cada dia sem chuva.

“Se não chover nos próximos 90 dias, teremos um colapso total”, alerta Acácio Melo, secretário de desenvolvimento econômico.
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.