Responsive Ad Slot

Esportes

esportes

São Bento do Una

São Bento do Una

Pernambuco

Pernambuco

Governo de PE

Governo de Pernambuco

Saúde

saúde

VIDEO

vídeo

Festa & Eventos

festa e eventos

Vagas de Empregos

Galorote e Oz Villa'h disputam hoje o título inédito da São-Bentense Série A de Fut7

Nenhum comentário


A bola vai rolar para a grande decisão da São-Bentense Série A de Fut7. Na noite desta sexta-feira, 26 de junho, Galorote e Oz Villa'h entram em quadra na Arena Vilela para disputar um título inédito da principal competição de Fut7 de São Bento do Una.


A partida está marcada para as 21h e promete reunir um grande público para acompanhar um confronto histórico entre duas das principais equipes do município. Pela primeira vez, Galorote e Oz Villa'h se enfrentarão em uma decisão, tornando esta uma final inédita não apenas da São-Bentense Série A, mas de todas as competições de Fut7 já realizadas em São Bento do Una. O encontro histórico aumenta ainda mais a expectativa para um duelo que promete muita emoção do início ao fim.


A competição é promovida pela Prefeitura de São Bento do Una, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, sob a coordenação do diretor de Esportes, Márcio Braga, e de Caique Batité, contando com o apoio do prefeito Alexandre Batité e do vice-prefeito Paulo Renato.

Ao longo da competição, 20 equipes participaram do campeonato, sendo dez na Série A e outras dez na Série B, reunindo mais de 500 atletas em cerca de 190 partidas, consolidando a São-Bentense como uma das maiores competições de futebol amador da região.


A Série B foi encerrada no último sábado (20), quando o São Caetano, de Queimada Grande, venceu o Craques do Una e conquistou o título da divisão de acesso após uma grande final.

Além do troféu e das medalhas, o campeão da Série A receberá uma premiação de R$ 2.500, enquanto o vice-campeão ficará com R$ 1.500.


Quem não puder comparecer à Arena Vilela poderá acompanhar todos os lances da decisão ao vivo através do Instagram de Jeffim Gomes | X1 Nova Era.

A expectativa é de casa cheia para uma decisão inédita, reunindo atletas, torcedores e amantes do esporte em mais uma grande festa do futebol são-bentense.

Em Queimada de Jurema, Deputada Débora Almeida entrega caminhão frigorífico e inaugura unidade de beneficiamento de frutas

Nenhum comentário


A deputada estadual Débora Almeida (PSD) cumpriu mais uma importante agenda de entregas e fomento à economia local. Em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e do programa PE Produz, a parlamentar celebrou a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Polpa de Frutas e a entrega de um caminhão frigorífico zero quilômetro para a Associação de Desenvolvimento Rural (ADR).


O investimento total na aquisição do veículo foi de R$ 450 mil, viabilizado através de ações articuladas que contaram também com emenda parlamentar da própria deputada no valor de R$ 100 mil, destinada à compra de maquinários essenciais para a associação — incluindo uma câmara frigorífica e despolpadeiras de aço inox.

A nova estrutura vai transformar a realidade dos produtores locais de maracujá, acerola, umbu e manga, combatendo diretamente o desperdício de frutas na região e agregando valor ao trabalho dos agricultores. Com a capacidade de congelar e processar a produção, as famílias agora ganham a oportunidade de comercializar as polpas em larga escala.


Essa nova dinâmica de vendas garante uma fonte de renda direta e sustentável para dezenas de produtores da comunidade, promovendo a autonomia financeira no campo. Além de transformar a vida das famílias beneficiadas, a comercialização gera um ciclo de desenvolvimento que movimenta o comércio de Jurema e do Estado, impulsionando a economia regional através do agronegócio familiar. A iniciativa também surge como uma ferramenta essencial no combate ao desemprego na região, criando novos postos de trabalho desde a colheita até a etapa final de distribuição e venda dos produtos.

"Hoje é um daqueles dias em que a gente dá graças a Deus por exercer um mandato e poder transformar a vida das pessoas. Conheci a Daniele [presidente da associação] em 2022 por uma mensagem no Instagram e hoje estamos aqui entregando essa estrutura completa", destacou a deputada Débora Almeida.

A solenidade contou com a presença de Roberta Andrade, presidente da ADEPE, e de dezenas de moradores e trabalhadores rurais da comunidade. Com o caminhão e a fábrica em pleno funcionamento, a expectativa é que a produção de Queimada de Jurema ganhe escala e passe a abastecer não apenas outras regiões de Pernambuco, mas também diversos estados do Nordeste.

Crédito das fotos: Matheus Augusto

Débora Almeida destaca importância da inclusão em inauguração de 'Sala Azul' em Belo Jardim e elogia ação do prefeito Gilvandro Estrela

Nenhum comentário


A deputada estadual Débora Almeida (PSD) marcou presença, nesta sexta-feira, na inauguração da "Sala Azul" da Escola Municipal Manoel Teodoro de Arruda, localizada no distrito de Serra do Vento, em Belo Jardim. O novo espaço, voltado para o atendimento pedagógico e psicossocial de alunos atípicos, foi recebido pela parlamentar como um exemplo prático de compromisso com a educação inclusiva no Agreste pernambucano, fruto de uma ação decisiva da gestão do prefeito Gilvandro Estrela. Ao lado do prefeito, de lideranças locais e da comunidade escolar, Débora acompanhou de perto a entrega da estrutura e participou do emocionante descerramento da placa que homenageia a ex-aluna Ana Esther Alves Batista Pinheiro, considerada um símbolo de superação no município.

Durante a solenidade, Débora Almeida enfatizou a necessidade urgente de replicar iniciativas como essa em outras regiões do estado, enaltecendo a importância da sensibilidade política do prefeito Gilvandro Estrela em priorizar a inclusão de crianças atípicas na rede municipal. Em seu discurso, a deputada ressaltou que a sensibilidade na gestão pública é o caminho para transformar a realidade de famílias que convivem com a neurodivergência e outras condições especiais. “A implementação de políticas públicas efetivas dentro do ambiente escolar é o que garante que as crianças atípicas recebam o acolhimento, o respeito e o amor necessários para o seu pleno desenvolvimento, transformando a escola em um espaço verdadeiramente plural e que reforça uma gestão municipal com ações de impacto real na vida das pessoas”, ressaltou a parlamentar.

Encantada com as instalações, a deputada fez questão de vistoriar os recursos pedagógicos disponíveis na nova sala, que conta com mobiliário adaptado, jogos interativos, fantoches, livros e uma área de relaxamento com cabana infantil e puffs. Para Débora Almeida, o ambiente predominantemente azul — planejado para transmitir calma e foco — reflete o cuidado técnico e humano com os estudantes da rede municipal. 

“Sob a liderança do prefeito Gilvandro Estrela, o município dá um salto histórico na educação inclusiva. O sucesso e a excelência desse projeto técnico e humano não apenas legitimam o compromisso do prefeito com a acessibilidade, mas transformam Belo Jardim em um modelo de referência para todo o interior de Pernambuco. É a força de um trabalho sério, que une competência administrativa e um olhar humano único, conquistando o respeito e o apoio de grandes lideranças do estado em prol do desenvolvimento e do futuro da nossa educação”, finaliza a deputada Debora Almeida.

Crédito: Matheus Augusto

Após goleada, Azevedo Equipadora enfrenta Bovimais por vaga na final da Copa Fut 7 do Agreste

Nenhum comentário


A equipe da Azevedo Equipadora, de São Bento do Una, entra em campo na noite desta quarta-feira, 10 de junho de 2026, em busca de uma vaga na grande final da Copa Fut 7 do Agreste. O confronto acontece a partir das 20h30, na Arena Gravatá, diante da equipe da Bovimais, de Lagoa do Ouro.


Representando São Bento do Una na competição, a Azevedo Equipadora chega embalada para a semifinal após uma grande atuação nas quartas de final. A equipe goleou a RB Academia de Futebol, de Garanhuns, pelo placar de 7 a 0, garantindo a classificação com autoridade e confirmando sua força na disputa.

Do outro lado, a Bovi Mais conquistou a vaga de forma mais dramática. A equipe empatou em 3 a 3 com os Galáticos no tempo regulamentar e avançou para a semifinal após vencer a disputa por pênaltis por 4 a 3.

Quem vencer o confronto desta quarta-feira enfrentará na decisão a Seleção de Brejão, que também garantiu classificação nos pênaltis. Após empate em 3 a 3 contra os Tigres de Venturosa, a equipe de Brejão levou a melhor nas cobranças e avançou para a final ao vencer por 2 a 1.

A expectativa é de uma grande partida na Arena Gravatá, reunindo atletas, torcedores e amantes do futebol regional em mais um importante capítulo da Copa Fut 7 do Agreste.

Para quem não puder comparecer ao local, a partida terá transmissão ao vivo através da página oficial da Copa Fut 7 do Agreste e também pelas redes sociais de Mateus Polêmico.

A torcida são-bentense promete marcar presença para apoiar a Azevedo Equipadora em busca de mais uma conquista e de uma vaga na grande decisão da competição.

Em Terra Nova, Débora Almeida articula ações para segurança hídrica e comemora assinatura do convênio para reforma do Mercado Público

Nenhum comentário


A deputada estadual Débora Almeida (PSD) cumpriu importantes agendas de trabalho em Terra Nova, ao lado do prefeito Dinha, do vice-prefeito Audízio e de lideranças locais. O roteiro uniu esforços para garantir segurança hídrica na zona rural e celebrou investimentos estruturais para a área urbana do município.

A parlamentar reuniu-se com trabalhadores das comunidades de Boqueirão, Tolda, Jatobá e Baixinho da Aroeira para discutir o acesso e a regularização do abastecimento de água voltado à agricultura. Como os canais locais estão sob jurisdição federal, Débora explicou que o projeto exige uma articulação com a União, mesmo com a execução das obras pelo Estado. "Não tem coisa mais angustiante do que você ver a água passar na sua porta e você não poder usar. Não poder usar para produzir, para viver, para ter dignidade", afirmou a deputada. 


Ficou definida a elaboração imediata de um projeto básico de viabilidade para mapear o número de famílias beneficiadas e o volume de água necessário. A proposta será levada ao Ministério da Integração e à governadora Raquel Lyra, contando com o suporte do deputado federal Waldemar Oliveira.

MERCADO - A comitiva também realizou uma visita técnica ao Mercado Público José Araújo de Sá para celebrar a assinatura do convênio de reforma do prédio, uma demanda que vinha sendo acompanhada pela deputada desde 2023 junto ao Governo do Estado. Além de modernizar a comercialização de carnes e produtos locais, o projeto prevê a criação de um espaço cultural integrado para as famílias terranovenses.


O prefeito Dinha agradeceu o apoio contínuo de Débora Almeida, que encerrou a agenda reafirmando seu compromisso com o interior do estado e agradecendo à governadora de Pernambuco pela sensibilidade em liberar os recursos que impulsionarão a economia local. "Para mim é uma alegria muito grande. Nós lutamos muito junto à governadora Raquel Lyra para que fosse assinado o convênio e liberado o recurso para fazer a reforma aqui", destacou a deputada.

Crédito: Matheus Augusto

Empresário é assaltado em frente ao Bradesco e tem quantia elevada roubada em São Bento do Una

Nenhum comentário


Um empresário foi vítima de um assalto na tarde da última segunda-feira (8), em frente à agência do Banco Bradesco, no centro de São Bento do Una.

Segundo informações apuradas pela TV SBUNA, a vítima estava acompanhada da filha quando foi abordada por um homem armado ao sair da agência bancária. O empresário havia ido ao banco para realizar um depósito, mas acabou sendo surpreendido pelo criminoso.

De acordo com relatos, o assaltante exigiu a entrega do dinheiro e efetuou um disparo na direção de um dos pneus do veículo para intimidar a vítima. O tiro não atingiu o pneu e ninguém ficou ferido.

Os criminosos conseguiram roubar uma quantia elevada em dinheiro, mas o valor não foi divulgado. Após a ação, o suspeito fugiu em uma motocicleta conduzida por um comparsa que o aguardava nas proximidades da agência.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil, que investiga o crime e trabalha para identificar os autores.

Assista à reportagem completa no vídeo abaixo:


Homem é morto a tiros na zona rural de São Bento do Una

Nenhum comentário


Um homem foi assassinado a tiros na noite deste sábado (6), no Sítio Basílio, zona rural do município de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco.

A vítima foi identificada como José Carlos Tenório, de 59 anos. De acordo com as primeiras informações, ele foi surpreendido por dois homens que chegaram ao local em uma motocicleta.

Os suspeitos efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra José Carlos, que foi atingido várias vezes. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local, antes de receber qualquer tipo de socorro.

Equipes da Polícia Militar foram acionadas e realizaram o isolamento da área para os trabalhos periciais. Profissionais do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil também estiveram no local para realizar os procedimentos necessários e iniciar as investigações sobre o caso.

Até o momento, a autoria e a motivação do crime permanecem desconhecidas. A Polícia Civil de Pernambuco ficará responsável pelas investigações, que deverão buscar identificar os autores e esclarecer as circunstâncias do homicídio.

Após a conclusão da perícia, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

O caso segue sob investigação.

Débora Almeida recebe Título de Cidadã de Belo Jardim na Câmara Municipal

Nenhum comentário


A deputada estadual Débora Almeida (PSD) recebeu o Título de Cidadã Belo-Jardinense em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores do município. A honraria foi entregue no plenário por iniciativa do vereador Tenente, autor da proposição.


Em seu pronunciamento, a parlamentar destacou sua ligação com o município e com a população local, a quem definiu como trabalhadora e determinada. Débora Almeida também mencionou o sentimento de pertencimento dos moradores e o fato de a cidade ser considerada uma referência em qualidade de vida no estado de Pernambuco.


"Hoje só reforça ainda mais o nosso compromisso aqui com essa cidade, ao lado do prefeito Gilvandro Estrela, do deputado federal Mendonça Filho, de todos os vereadores e lideranças, para podermos trabalhar ainda mais por essa cidade", declarou a deputada em discurso na tribuna.


O evento contou com a presença do deputado federal Mendonça Filho, além de parlamentares locais e familiares da homenageada. Ao final, Débora Almeida agradeceu pela concessão do título e afirmou o compromisso de dar continuidade ao trabalho representativo voltado ao município. "Agora eu sou filha de Belo Jardim! Sou uma Maroca, sou filha dessa terra também", celebrou, fazendo alusão à identidade cultural e histórica do município.

Crédito: Matheus Augusto

Cantor são-bentense Wilk Lima morre em grave acidente na BR-232, em Belo Jardim

Nenhum comentário


A madrugada deste sábado, 6 de junho de 2026, foi marcada por uma triste notícia para São Bento do Una. O cantor são-bentense Wilk José Barbosa, conhecido artisticamente como Wilk Lima, faleceu após se envolver em um grave acidente na BR-232, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com as primeiras informações, Wilk estava em um veículo Fiat Uno de cor branca quando ocorreu a colisão com um caminhão. O acidente foi registrado nas proximidades de uma loja de autopeças às margens da rodovia. As circunstâncias da colisão ainda serão esclarecidas pelas autoridades responsáveis pela investigação.


Muito conhecido em São Bento do Una, Wilk Lima era filho de Huck do Pastel, figura bastante popular no município, conhecido por muitos anos pela comercialização de salgados que marcaram gerações de são-bentenses, especialmente os tradicionais pastéis e canudinhos.

Na música, Wilk conquistou admiradores pela voz marcante e pela participação constante em eventos, festividades e apresentações na cidade e em municípios da região. Ao longo de sua trajetória artística, integrou a banda Bond da Zuera ao lado do cantor e compositor Fábio Amado, levando alegria e entretenimento ao público por onde passava.

A notícia da morte do artista gerou grande comoção entre familiares, amigos e admiradores. Nas redes sociais, diversos artistas e personalidades da região manifestaram pesar pela perda. Entre eles, os cantores André Torres e Diego Moralez lamentaram o falecimento e prestaram homenagens ao colega de profissão.

Até o momento, familiares não divulgaram informações sobre o velório e o sepultamento. Novos detalhes deverão ser informados nas próximas horas.

A equipe da TV SBUNA se solidariza com familiares, amigos e todos que conviveram com Wilk Lima neste momento de dor e despedida.

Presença no interior: Débora Almeida cumpre maratona de agendas em Correntes, Garanhuns e São Bento do Una nesta sexta-feira

Nenhum comentário


Mantendo uma rotina intensa de viagens e acompanhamento direto de suas bases no interior do estado, a deputada estadual Débora Almeida cumpriu, nesta sexta-feira (5), uma extensa maratona de vistorias técnicas na região do Agreste. A parlamentar, que tem como marca de seu mandato a presença constante nos municípios pernambucanos, iniciou o dia fiscalizando obras de educação infantil em Correntes, seguiu para acompanhar serviços de saúde animal em Garanhuns e encerrou a jornada debaixo de chuva em São Bento do Una, vistoriando as obras de segurança hídrica da Adutora do Rio Ipojuca.

Primeira Parada: Educação infantil ganha reforço de R$ 6 milhões em Correntes


A jornada começou no município de Correntes, onde Débora Almeida realizou agenda de conversa com agricultores e produtores rurais do Sitio Independência Associação Menino de Ouro, na zona rural da cidade e depois fez uma visita técnica para fiscalizar o andamento das obras de uma nova creche na cidade. O projeto, fruto de uma iniciativa do Governo de Pernambuco sob a gestão da governadora Raquel Lyra, foca na expansão da infraestrutura voltada à primeira infância. Com um aporte estimado em R$ 6 milhões, a creche adota um modelo de construção modular em blocos, tecnologia que acelera os trabalhos e fixa a previsão de entrega entre o início do próximo ano e o mês de fevereiro.

Acompanhada pelas lideranças locais Alisson, Seu Cícero e Edmilson, a deputada ressaltou que o Estado irá construir, equipar e custear a manutenção da unidade durante o primeiro ano de funcionamento. A estrutura terá capacidade para atender cerca de 300 crianças, beneficiando diretamente os moradores do Loteamento Amaral. "É um investimento de grande impacto, que traz uma política pública essencial diretamente para quem mais precisa", afirmou a parlamentar, destacando a importância da alfabetização na idade certa.

Segunda Parada: Causa animal e serviços gratuitos em Garanhuns


Na sequência da agenda pelo Agreste, a deputada seguiu para Garanhuns, onde inspecionou as atividades do programa estadual "Castramóvel" na Escola Técnica Estadual (ETE) Ariano Suassuna. Coordenada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, a iniciativa "Causa Animal" oferece castração gratuita de cães e gatos após agendamento prévio dos tutores pela internet.

Débora Almeida elogiou a eficiência do fluxo de atendimento — desde a sedação até a entrega de medicamentos pós-operatórios — e utilizou sua experiência como ex-prefeita para contextualizar o ganho que o programa traz aos municípios. "Como ex-prefeita, eu conheço a dificuldade que os municípios enfrentam para cuidar da causa animal. Por isso, contar com esse serviço oferecido pelo Governo do Estado atuando diretamente nas cidades é de extrema importância", declarou.

Aproveitando a vistoria, a parlamentar informou que já oficializou solicitações para expandir o "Castramóvel" para outras cidades de sua atuação política no Agreste (São Bento do Una, Belo Jardim, Lajedo, Cachoeirinha e Capoeiras) e no Sertão (Cedro, Terra Nova e Verdejante). 

Terceira Parada: Debaixo de chuva, fiscalização da Adutora no Rio Ipojuca em São Bento do Una


O encerramento das agendas desta sexta-feira ocorreu em São Bento do Una. Mesmo sob chuva forte, a parlamentar desceu até o canteiro de obras instalado no leito do Rio Ipojuca para conferir de perto o avanço estrutural da nova adutora. O projeto é considerado vital para acabar com a histórica escassez de água que afeta a população local.

A deputada constatou que as equipes técnicas finalizaram a concretagem de dois grandes blocos de sustentação e já posicionaram novos trechos da passarela metálica que dará suporte à tubulação sobre o rio. Embora a intervenção no leito do rio seja a etapa mais complexa e trabalhosa, o cronograma segue ativo também com frentes de trabalho na rodovia PE-180 e na área urbana.

Débora Almeida celebrou o empenho da gestão estadual e o destravamento da obra, que vinha sendo adiada em anos anteriores. "Depois de muito tempo de espera, a nossa cidade vai receber água. Quero agradecer à governadora Raquel Lyra pelo cuidado e pela coragem de resolver esse problema de abastecimento de forma definitiva", comemorou.

Credito: Matheus Augusto

© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.