Responsive Ad Slot

Horário de verão começa neste fim de semana

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira

Começa neste fim de semana o horário de verão em estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A mudança ocorre à zero hora de domingo (16). A população terá que adiantar o relógio em uma hora e a mudança segue até 26 de fevereiro de 2012. Neste ano, o horário de verão abrange também a Bahia.


Segundo o governo federal, o período do horário de verão será o mais longo desde 1985 e terá 133 dias de duração. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê uma economia para o Brasil que pode variar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões durante o período. No período, a ONS prevê a diminuição da demanda em 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts (MW).

Com os dias mais longos, o objetivo é reduzir o consumo de energia e aproveitar mais a luz do sol durante o verão. A decisão de utilizar o horário é de cada estado e, neste ano a Bahia resolveu aderir. A inclusão do estado era reivindicada por empresários do estado. Eles queriam sincronia com o expediente bancário, horário de funcionamento de escritórios e sede de empresas do Sul e do Sudeste.

Período
Desde 2008, com a edição de um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.

Quando houver coincidência entre o domingo de Carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte. É o caso de 2012, quando o Carnaval será comemorado entre os dias 18 e 21 de fevereiro. O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia.

Como Pernambuco não entra no horário de verão, os pernambucanos só deverão se adaptar aos horários dos órgãos públicos e privados nacionais e da programação das emissoras de TV.

G1

Da redação TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.