Responsive Ad Slot

Estudo diz que mais da metade dos municípios brasileiros poderá sofre com a falta de água

quarta-feira, 23 de março de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira
No dia mundial da água ontem (23), foi publicado um dado alarmante sobre a situação da distribuição de água no país até 2015.

O estudo realizado pela ANA (Agência Nacional de Águas), avaliou que a oferta e o crescimento de demanda de água em todas as 5.565 cidade do Brasil. Esses municípios representam mais de 70% do consumo da rádio.

O atlas Brasil, divulgado ontem, concluir que o Brasil precisará investir pelo menos R$ 70 bilhões para garantir a oferta de boa qualidade aos municípios até 2025, quando a população irá alcançar cerca de 196 milhões de habitantes.

Desse total mais da metade num percentual de 70% (R$ 47,8 milhões) teriam de ser investidos na coleta e tratamento de esgoto, isso seria preciso para evitar e resolver a poluição nas fontes de abastecimento de água, isso por que o dinheiro o dinheiro não seria suficiente para universalizar o acesso ao esgoto que é o maior problema da área de saneamento.

São Bento do Una, tem o grande problema no rio que corta a cidade e que dar seu sobre nome, o rio Una, algo lamentável para uma cidade antiga e que ainda não tem fonte de abastecimento própria. O rio Una é uma realidade que agride o meio ambiente, trazendo problemas de saúde pra quem vive em suas margens, pois nossos esgotos não tratados são depositado criminalmente nele, uma prova da falta de consciência ambiental.

O rio Una já foi responsável pelo desenvolvimento da cidade, onde lá pescadores e agricultores fazia dele peça de trabalho para alimentar a cidade e suas famílias. Nada foi feito até hoje para que se pudesse salva esse que deveria ser um dos pontos turístico de São Bento que a cada dia perde seu UNA.

O açude velho, hoje é olaria, antes era um dos cartões postais da cidade, depois que seu paredão foi estourado há muitas anos a traz, nada não feito pra seu conserto deixando o açude velho como esta, uma bela poça poluída.

A cidade é abastecida pela barragem do Bitury de Belo Jardim e mesmo assim tem um grande problema na distribuição, quando falta energia na bomba perde muito o fluxo na central da Compesa, podendo deixar a cidade semanas sem água.

Uma solução e que poderá vira modelo para o meio ambiente do país se criado, e o projeto de uma usina de reciclagem, intitulada COORES, ideia arquitetônica que poderia ser não só solução para o meio ambiente, mais também uma fonte de renda para a própria cidade.

A riqueza vinda do lixo e jogada por todos nós que poluí o rio Una e a vegetação da cidade, poderia já ser uma boa realidade na cidade se tivesse o incentivo concreto. É algo de interesse público e que poderá corre pra outra cidade se não for dado o incentivo e o investimento preciso para que se torne real em São Bento.

Logo em breve estaremos publicando uma matéria especial sobre a COORES, mapa do tesouro que vem do lixo, e você terá conhecimento da importância de termos essa usina funcionando.

Então no mundo que vive mudanças significativas e que agente poder fazer nossa parte para que essa realidade possa não piorá de situação, é preciso torna umas da prioridade principalmente nos menores poderes, como prefeituras. Para melhoria dos problemas ambientais é importante medidas simples e de união social para que nosso futuro não seja comprometido por nossa própria desconscientização de um problema criado por nós mesmo seres humanos.

Da redação da TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.