Responsive Ad Slot

Câmara de Vereadores de São Bento do Una é 1ª lugar em transparência em Pernambuco

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

/ Por: Naldinho Oliveira


Segundo avaliação da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON, a Câmara Municipal de São Bento do Una alcançou o primeiro lugar no Índice de Transparência no Estado de Pernambuco.


O vereador Avanildo Cavalcante, presidente da Casa, frisou que “Além de ser um direito do cidadão, a transparência na administração pública é uma ação sólida que possibilita, de fato, a fiscalização e o controle social, bem como viabiliza a participação da sociedade na tomada de decisões”.


Cabe mencionar que o levantamento nacional da transparência foi realizado, em 2022, pelo Sistema Tribunais de Contas, e alcançou todos as câmaras de vereadores de Pernambuco.

Destaca-se que os critérios adotados refletem as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, especialmente na parte alterada pela Lei de Transparência da Gestão Fiscal, a Lei de Acesso à Informação e a Lei das Ouvidorias.



Nesse contexto, a Câmara Municipal de São Bento do Una obteve 95,62% de índice de transparência e atingiu 93,75% dos critérios essenciais. Diante disso, é considerada a Casa de Leis de São Bento do Una obteve o maior índice de transparência entre as câmaras de Pernambuco, conforme os dados do Radar Nacional da Transparência Pública. As demais casas legislativas que se destacam foram Ferreiros (2º), Ingazeira (3º) Chã Grande (4º).


No item prefeitura s
e destacaram as prefeituras de Gravatá (1ª – 98,14%), Lajedo (2º - 95,54%) e Recife (3º - 95,17%). 
A de São Bento do Una ficou na 34ª colocação no ranking com índice de transparência de 79,18%. 

Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.