Responsive Ad Slot

Corrida da Galinha

Corrida da Galinha

Cães e gatos serão vacinados contra a raiva nesta sábado

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

/ Por: TV SBUNA
Naldinho Oliveira
Da TV SBUNA

Neste sábado (19) acontecerá a campanha “Dia D contra a raiva” em todo Brasil, cães e gatos serão vacinados gratuitamente contra a raiva. Em Pernambuco, estimasse que sejam aplicadas mais de 1 milhão de doses da vacina, em 7.350 pontos volantes de vacinação, a exemplo de  praças e mercados públicos.

Para que sejam imunizados, os animais devem ter no mínimo três meses de vida. A expectativa é de que 888.450 cães e 120 mil gatos sejam atendidos. Somente em 2012, foram registrados dois casos de raiva em cães e, em 2013, não há notificação até o momento.

A raiva é uma doença viral e 100% letal transmitida por mamíferos, podendo ser transmitida a humanos através da saliva, mordida ou arranhão. Cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmitir a doença.

RECOMENDAÇÕES MÉDICAS

Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o posto de saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central.

CACHORROS ABANDONADOS PELAS RUAS

São Bento do Una (PE) enfrenta um grande problema com a grande quantidade de cachorros pelas ruas, assim como outras cidades do Agreste, a prefeita Débora Almeida já anunciou que a prefeitura pretende dar solução ao problema.

O “Dia D Contra a Raiva” também será bom que se estenda aos cachorros abandonados, pois eles obtêm mais chances de contraírem doenças e facilitam a contaminação de seres humanos que trafegam pela cidade.

A Secretária Municipal de Saúde não divulgou nada sobre se a campanha venha se estender a esses animais abandonados, séria bom que se organizasse um força tarefa para vacinar todos os cachorros e até gatos abandonados.

Confira os pontos de vacinação em São Bento do Una (PE):

Antiga Maternidade (Sec Mun. De Saúde)
Rua Joaquim Nabuco S/N

Praça Dr. Lívio Valença
Bairro Rua Nova

Ao da Capela Santo Afonso
Bairro Loteamento Santo Afonso

Casarão de Cultura
Bairro Almas Benditas

Próximo a Escola Paulo Cordeiro
Loteamento da Balança

Praça Jesus Nazareno
Loteamento Alto Santiago

Próximo a Escola de Referência
Loteamento Menino Jesus de Praga

Coreto da Praça Conego João Rodrigues

Povoado do Gama

Confira um vídeo em homenagens aos bichinhos!
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.