Responsive Ad Slot

IFPE abre inscrições para vestibular 2014

sábado, 21 de setembro de 2013

/ Por: TV SBUNA
Começam nesta sexta-feira (20) e seguem até o dia 14 de outubro as inscrições para o vestibular 2014 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) que vai oferecer 5.083 vagas para cursos técnicos e 1.518 para diversos cursos superiores. Alguns deles para tecnológo, com duração média de dois anos, além de licenciaturas e bacharelados, com carga-horária maior. Do total de vagas oferecidas para os cursos superiores, 572 serão preenchidas por meio do SISU, que utiliza a nota do Enem. A taxa de inscrição custa R$ 20 para cursos técnicos e R$ 40 para superiores e pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil até o dia 15 de outubro.

Os cursos da IFPE são ministrados pelas unidades de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão - e ainda em nove polos de Educação a Distância (EaD). Metade de todas elas é destinada aos oriundos da rede pública de ensino, que ainda poderão optar, no momento da inscrição, pela cota social - para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo; racial - para negros, pardos e índios – e agrícola, para oriundos da zona rural e filhos de agricultores que se inscreverem em cursos técnicos ou superiores com vocação agrícola. O candidato terá que comprovar a condição de cotista quando for se matricular no curso para o qual foi aprovado. Quem não realizar a comprovação perde a vaga. Lembrando que as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da instituição.

A Comissão do Vestibular da IFPE espera cerca de 60 mil escritos. Para solucionar quaisquer dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a instituição pelo telefone (81) 2125.1724 ou pelo e-mail: [email protected].

Quando confirmada a candidatura, o estudante deve retirar o cartão de inscrição online no período que vai do dia 25 de outubro ao dia 1º de novembro. Para qualquer correção no cartão, o candidato deve retificar presencialmente no IFPE, em qualquer dia, entre 25 de outubro e 4 de novembro. O cartão retificado deve ser retirado, também online, a partir do dia 5/11.

Os candidatos vão fazer a prova no dia 1º de dezembro, às 9h, e o resultado deve ser divulgado no dia 20 de dezembro.

Isenção

Cerca de 10 mil candidatos solicitaram isenção dessa taxa. O resultado da solicitação será publicado a partir das 17h desta sexta-feira (20). Os isentos devem realizar a inscrição normalmente. A única diferença é que ao final do processo não será gerado boleto para pagamento. Não é cobrado qualquer valor para quem for se inscrever na modalidade Proeja (direcionada a profissionalizar quem tem mais de 18 anos, num formato pedagógico de Educação para Jovens e Adultos – EJA).

Prova

O concurso que vai selecionar alunos para o Ensino Superior consiste em uma prova com 50 questões de múltipla escolha que correspondem a 80% da nota. São 10 quesitos de matemática, 10 de português, 5 de física, 5 de química, 5 de biologia, 5 de língua estrangeira (português ou espanhol), 5 de história e 5 de geografia. A redação vai valer os outros 20% da nota. A prova para todos os cursos superiores é a mesma, exceto o curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira, no campus de Belo Jardim, que também conta com prova específica de instrumento.

Do G1
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.