Responsive Ad Slot

Prefeita Débora Almeida começa dar os primeiros passos para construção da Barragem do Rio Una

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

/ Por: Naldinho Oliveira
Naldinho Oliveira
Da TV SBUNA

A prefeita de São Bento do Una (PE), Débora Almeida esteve na última sexta-feira na capital pernambucana, Recife, para tratar de assuntos de interesse da cidade. O destaque da visita ao Governo de Pernambuco foi a construção da primeira barragem, a do Rio Una.

São Bento do Una tem um histórico problema de abastecimento, desde então a cidade é abastecida pelas barragens de Belo Jardim, tendo também sua economia afetada pela falta de água e dependência no abastecimento. Se construída barragens na cidade, São Bento do Una começará a atrair atenção de empresas e assim atingindo o caminho do desenvolvimento, pois empregos serão gerados e a cidade terá um grande fortalecimento economico.

Em seu plano de governo, Débora Almeida, destaca a construção de barragens para assim resolver o problema no abastecimento de São Bento, coincidentemente à região enfrenta uma grande seca e Débora já toma como grande prioridade o enfretamento direto, como também tantos outros problemas existentes no município.

No último dia 15 no povoado do Gama, a prefeitura se reuniu com representantes de pequenos produtos rurais da região, onde recebeu as reivindicações dos trabalhadores. Estiveram presente na ocasião lado da prefeita, o Secretário de Desenvolvimento Rural Paulo Renato, o Secretário de Articulação e Mobilização Social Janduí Severo, a Secretária de Administração Camila Macedo, a Secretária de Planejamento e Gestão Joana D’arc, os vereadores Léo da Ação Social e Neide do Hospital. Foi um momento de colher informações para rapidamente se ter resultados rápido, pois é o que se espera desde então.

Além de construir Barragens, Débora terá que se adequar as novas resoluções de meio ambiente, na visita a Recife, a prefeita foi recebida pelo Secretario Executivo da Secretaria de Meio Ambiente Dr. Elvio Polito, onde conversou sobre o plano de resíduos sólidos, a destinação correta do lixo, o ICMS verde e revitalização do rio Una.

Foi uma importante visita, onde também se falou sobre projetos como o “Pernambuco no Batente”, um dos destaques na conversa com a secretária de desenvolvimento social, Laura Gomes.

Sobre o projeto de construção da barragem do Rio Una, Débora conversou com o Secretario de Recursos Hídricos, Dr. Almir Cirilo, onde se deu um importante passo, pois se descobriu que existe um estudo topográfico de todo o leito do rio, desde a nascente até a sua foz, realizado durante as ultimas cheias, o que facilitará a construção do projeto. A secretaria esta fazendo um estudo para identificar o melhor local e, em breve, será conversado com mais exatidão o assunto.

No final da visita a comitiva de Debora teve a notícia pelo secretario de transporte, Isaltino Nascimento, que as obras da PE-193 serão retomadas no próximo mês.

A prefeita Débora além de trazer a água para São Bento terá criar medidas e soluções para não só combater a seca, mas também prevenir, pois se a estiagem vier acontecer novamente à população poderá recorrer às medidas eficientes de enfretamento e sustentabilidade.

Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.