Responsive Ad Slot

Dilma quer acabar com aluguel de horário na TV e no rádio

segunda-feira, 4 de junho de 2012

/ Por: Naldinho Oliveira
Naldinho Oliveira
Da TV SBUNA

O Governo deverá lançar um pacote de medidas para fechar brechas da legislação de rádio e TV que permitiram o surgimento de um "mercado paralelo" ligado às concessões no país. Segundo reportagem da Folha de São Paulo deste domingo (03), o fim do aluguel de horário em emissoras de rádio e TV deverá impactar a exibição de programas religiosos e comerciais nesses veículos.

De acordo com levantamento, Globo e SBT estão entre as poucas empresas que não aderem à prática, enquanto a Bandeirantes vende espaço para a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Rede TV faz o mesmo com a Igreja Mundial do Poder de Deus e com rede farmacêutica Ultrafarma.

Na TV Gazeta, o Polishop, ocupa dez horas semanais. A Record não informa se compra os programas religiosos que veicula - seu fundador, Edir Macedo, é da Igreja Universal do Reino de Deus.

Se entrar e vigor, o decreto fará com que as empresas tenham que adquirir programas produzidos externamente para terem a possibilidade de exibi-los. Na prática, reforça a Folha, isso faria com que elas deixassem de cobrar pelo tempo na grade, perdendo uma importante fonte de arrecadação.

Por outro lado, o governo daria carta branca para as emissoras comercializarem serviços de dados. Atualmente, apenas as companhias de telecomunicação podem fazê-lo.
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.