Responsive Ad Slot

Sobe para 13 o número de casos da gripe H1N1 no interior do Ceará

terça-feira, 29 de novembro de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira
A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) divulgou nesta terça-feira (29) que já são 13 o número de casos da gripe H1N1 no município de Pedra Branca, a 262 km de Fortaleza. A confirmação foi feita por meio de exame no Laboratório Central do estado (Lacen) na tarde de segunda-feira (28). De acordo com o coordenador de promoção e proteção à saúde da secretaria, Manoel Fonseca, os casos são considerados leves, sem necessidade de internação e o tratamento está sendo feito em casa.

No município ainda existem 286 pessoas sob a suspeita de ter a doença, mas o coordenador afirma que os casos não serão mais analisados em laboratório. "Vamos fazer o diagnóstico a partir da análise clínica", diz Fonseca. De acordo com ele, estes pacientes também estão em casa, sendo acompanhados pela vigilância sanitária do estado e do município.

A Sesa divulgou também duas notas técnicas. A primeira é um alerta para médicos e enfermeiros para qualquer alteração nos sintomas da doença nos pacientes que apresentem fatores de risco para complicação por influenza. Também na nota está a orientação de que qualquer óbito que venha ocorrer por complicação respiratória, independente dos sintomas, seja considerado como Sindrome Respiratória Aguda Grave. A segunda nota mostra os números atuais do cenário da gripe no município.

SURTO - O surto da doença começou quando o pronto atendimento do Hospital Municipal de Pedra Branca percebeu um aumento do nímero de atendimento de alunos de uma escola de Ensino Profissional na localidade, entre os dias 18 e 23 deste mês. Foram atendidos 51 alunos e um professor. Também foram atendidas 20 pessoas que não fazem parte da escola, mas que mantinham contato com os estudantes.

NE10
Da redação TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.