Responsive Ad Slot

Jovens e gays serão principal alvo de campanha contra Aids, diz ministro

terça-feira, 22 de novembro de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta segunda-feira (21) que a nova campanha contra a Aids que será lançada em 1º de dezembro terá como foco principal mulheres entre 13 e 29 anos e o segmento de homens que fazem sexo com homens (HSH) com idade de 13 a 24 anos.

O anúncio foi feito durante a divulgação do balanço de soropositivos no mundo das Nações Unidas. Segundo a Unaids, braço da organização que mantém iniciativas e estatísticas sobre a doença, até o fim de 2010, 34 milhões de pessoas no mundo conviviam com o vírus HIV, que pode causar a Aids.

No Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde no ano passado, a ocorrência de Aids em jovens de 13 a 24 anos de idade equivale a 11,3% (66.751) dos casos acumulados no país desde 1980 até junho 2010.

De acordo com Padilha, além de se voltar para este público, a campanha, que vai até o período do Carnaval, utilizará novas estratégias de comunicação, como veiculação de propaganda na TV a cabo e uso das redes sociais.

"Ou nós, que somos profissionais de saúde e militantes da luta contra a Aids, percebemos que a mensagem de hoje é diferente da mensagem que tinha 20 anos atrás, ou nós vamos perder a luta de informação pra mudar a atitude dessa nova geração", disse.

O ministro também informou que serão adotados novos mecanismos para alcançar o público das regiões Norte e Nordeste e das cidades do interior. De janeiro até o Carnaval de 2012, a pasta investirá cerca de R$ 14 milhões nas campanhas. O valor total para este ano é de cerca de R$ 16 milhões.

Ele disse ainda que haverá uma combinação de propaganda na mídia impressa com ação direta, como as campanhas que ocorrem nas festas de Carnaval.

G1
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.