Responsive Ad Slot

Dica: O Que é Anosmia?

sábado, 9 de abril de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira
É a ausência total de olfato.  Ou seja, quem tem anosmia não sente cheiro de nada -e tem o paladar comprometido, já que a língua percebe só cinco sabores (doce, salgado, azedo, amargo e unami, mais conhecido como aji-no-moto). assim, o anósmico não pode diferenciar um café sem açucar de um purgante, já que os dois são amargos.

O otorrinolaringologista Richard Voegls explica que o distúrbio pode ter origem genética, ser causada por problemas psicossomáticos, traumas na cabeça, cirurgias nasais ou por doenças como rinites e sinustes.

Além da anosmia, outros problemas olfativos são fantosmia (sentir cheiros inexistentes), hiperosmia ( olfato ultra sensível), hiposmia (anosmia parcial) e presbiosmia ( perda do olfato comum na velhice).

Apesar de algumas vantagens (quem não sente cheiro não se incomoda quando um flatulento pega o mesmo elevador que ele,) a anosmia pode causar problemas graves, que vão de acidentes com gás ou comida estragada até depressão e distúrbios alimentares, causadas pela perda do paladar.


Da redação TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.