Responsive Ad Slot

Hoje é dia da arte que imita a vida. O Teatro

segunda-feira, 21 de março de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira
Dia 21 de março é dia mundial do teatro, essa tal arte que faz da vida expiração e que dela muitos tiram aprendizado para a realidade. 


De varias teorias de sua origem, mais nada comprovado, acreditasse que o teatro tenha surgido a partir dos rituais primitivos e outra hipótese seria o seu surgimento a parti de contação de histórias, ou se desenvolvido a partir de danças, jogos, imitações. Os rituais da história da humanidade se iniciaram por volta de 80.000 anos A.C.

Teatro da Grécia antiga
Aristóteles o primeiro auto da primeira obra, afirma que a tragédia surgiu de improvisações feitas pelos chefes dos ditirambos, um hino cantado e dançado em honra a Dioniso, o deus grego da fertilidade e do vinho. 

Aqui no Brasil o teatro surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa da época. Dos poucos autores que se tinha, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visaram a catequização dos índios, como também a integração entre portugueses, índios e espanhóis. 

Hoje em dia, o teatro é algo presente em escolas, comunidades sociais, ONG'S, entre outros setores da sociedade. É um dos principais produto da TV e rádio, destacando a novela, que deu início na era ouro rádio, entre as décadas de 30 e 50. É a principal atração do entretenimento da televisão publica nacional, algo exportado para vários países, destacando a recordista rede Globo, Record, SBT que tem grandes parcerias com a Televisa do México.

O teatro também é show musical de grande sucesso como Teatro Mágico, trupe que há 6 anos emociona platéias no Brasil e no mundo. Com repertório emocionante que trata das mais variadas situações da vida o Teatro Mágico leva pela a música a arte de fazer o espectador pensar e se envolver no espetaculo musical. Uma mistura que deu certo do amor com humor, criada por Fernando Anitelli.

Em São Bento do Una o teatro é uns das artes que se destacam na história da cidade, tempos de festivais estudantis, eclético e semana santa. São Bento já teve grandes espetaculo da paixão de cristo na praça matriz da cidade, onde tivemos atores como o então secretário de educação Gleidson Virães.

Asas da América também virou um grande palco teatral levando as cores, as faces e forma do teatro em seus shows durante muitos anos. O ator Carlos Pitóia que até hoje é ator do banda, era uns dos destaques em peças durante o show ao lado de Rose, na época dançarina do Asas. Pitóia  natural de Recife, é hoje O eterno Galão Bueno e ator do Papeiro da Cinderela com quem divide exibição com Tati e Gustavo Marcel, ator e redator do programa e um apaixonado pela Corrida da Galinha.

10ª Corrida da Galinha. Sóstenes Vidal (ator da Globo), Mario Miranda, 
Wagner (Racinha), Guga Marcel, Carlos Pitóia e Naldinho Oliveira
Falando em Corrida da Galinha, ela trouxe nos últimos anos a participação de atores da cidade como Vagner Ramazzoti, o popular Racinha, que fez durante 3 anos o Pinto esquisito e depois o Galante é também é um grande escritor, que está com um projeto cinematográfico com roteiro que contará a história de Zé Muchila. Naldinho Oliveira que faz o Longalo, ator também do rádio, locutor dos programas "Ritmo Quente" e "No Pitoco do Seu Rádio" na São Bento FM todos os sábados a tarde é também diretor geral da TV SBUNA.


Da redação da TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.