O empresário e líder político José Almeida Cordeiro, ex-candidato a prefeito de São Bento do Una pelo PSDB nas eleições de 2024, comunicou oficialmente, nesta segunda-feira (18 de agosto de 2025), sua saída do Partido da Social Democracia Brasileira. A carta de desfiliação foi enviada ao presidente nacional da sigla, Marconi Perillo, com cópia para o presidente da Comissão Interventora no estado, deputado Álvaro Porto.
Filiado histórico, José Almeida presidia o diretório municipal do PSDB e foi um dos principais articuladores da legenda no Agreste. Na carta, ele lamenta que o partido tenha perdido sua identidade e se afastado “do pulsar das ruas”.
“Nunca pensei que veria qualquer partido, muito menos o meu PSDB, se sujeitar a atitudes tão pequenas e tacanhas, verdadeiramente incompatíveis com a história do partido”, escreveu.
Almeida relembrou os tempos em que o PSDB era representado por nomes como Mário Covas, Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso e José Serra, e destacou que, hoje, a legenda carece de ideias, projetos e responsabilidade com o país e com o povo.
A saída de José Almeida acontece em meio a um movimento de migração política em Pernambuco. Assim como fez a governadora Raquel Lyra, que deixou o PSDB para se filiar ao PSD, outras lideranças tendem a seguir o mesmo caminho — entre elas, a deputada estadual Débora Almeida, que também avalia a possibilidade de adesão ao partido liderado pela chefe do Executivo estadual.
“Em respeito à história do PSDB, onde doei grande parte da minha vida política até hoje, e por não concordar com a pequenez do seu caminhar sem rumo, comunico de pronto a minha desfiliação”, concluiu.
📄 A carta completa na integra!