Neste domingo, 6 de julho, filiados e filiadas do Partido dos Trabalhadores (PT) vão às urnas para escolher as novas direções municipais, estaduais e nacional da sigla. Em São Bento do Una (PE), o processo de votação acontece na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SISPUM), com votação das 9h às 17h.
A eleição, que integra o Processo de Eleições Diretas 2025 (PED), ocorre de forma unificada em todo o Brasil. Em São Bento do Una, há apenas uma chapa inscrita, composta pelo servidor público municipal José Leandro da Silva como presidente, e o líder quilombola Preto Quilombola como vice.
Segundo o regulamento nacional, podem votar todos os filiados que tenham se inscrito no partido até o dia 28 de fevereiro de 2025, mediante apresentação de documento oficial com foto. A votação é secreta.
Critérios de Paridade e Inclusão
As chapas devem seguir critérios rigorosos de representatividade: paridade de gênero (50% homens e 50% mulheres), cota de 20% para juventude e 6% para negros, negras e indígenas.
Disputas em Pernambuco e Nacionalmente
Em nível estadual, o PT de Pernambuco vive uma disputa entre o deputado federal Carlos Veras e o ex-deputado Fernando Ferro. Já na disputa nacional pela presidência do partido estão Edinho Silva, Romenio Pereira, Rui Falcão e Valter Pomar.
Perfil do novo presidente local
José Leandro da Silva é servidor público há 15 anos, formado em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE), atual dirigente do SISPUM e secretário estadual LGBTQIAPN+ da FETAMPE (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Serviço Público Municipal em Pernambuco). Também é formador da CUT/PE e militante ativo do PT.
O diretório municipal que será eleito exercerá mandato de quatro anos, com papel fundamental na articulação política, fortalecimento partidário e na defesa de pautas sociais e trabalhistas em São Bento do Una.