Responsive Ad Slot

Igreja Católica elege novo Papa: Americano Robert Francis Prevost é o novo líder e adota o nome Leão XIV

quinta-feira, 8 de maio de 2025

/ Por: Naldinho Oliveira


A tão aguardada fumaça branca saiu da Capela Sistina nesta quinta-feira (8), anunciando ao mundo a eleição do novo Papa. O escolhido é o cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, nascido em Chicago, nos Estados Unidos, que assumirá a liderança da Igreja Católica sob o nome de Papa Leão XIV.

Prevost foi eleito por pelo menos 89 dos 133 cardeais votantes do conclave, superando os dois terços exigidos para a eleição. Ele se torna o primeiro Papa norte-americano da história da Igreja e também o primeiro pontífice oriundo de um país de maioria protestante.


Apesar da nacionalidade americana, grande parte da trajetória religiosa de Prevost foi construída na América Latina, especialmente no Peru, onde atuou como missionário e bispo. Seu trabalho firme e dedicado o levou aos cargos mais altos da Cúria Romana, sendo, até a eleição, prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

Com um perfil discreto, voz calma e reconhecido por sua formação sólida em teologia e direito canônico, o novo Papa é visto como reformista, seguindo a linha de abertura promovida por seu antecessor, Papa Francisco.

Durante sua missão no Peru, enfrentou um dos momentos mais desafiadores de sua carreira, ao ser citado em denúncias relacionadas a casos de abuso envolvendo padres da região. A diocese peruana nega acobertamento, e o Vaticano segue em investigação.

Robert Prevost foi nomeado cardeal em 2023 e permaneceu na função por menos de dois anos antes de se tornar Papa – algo incomum na história recente da Igreja.

Agora, como Papa Leão XIV, ele assume o desafio de liderar a Igreja Católica em um momento de grandes transformações e expectativa por renovação entre os fiéis.

Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.