Responsive Ad Slot

Morre Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos

sábado, 6 de abril de 2024

/ Por: Naldinho Oliveira


Neste sábado, 6 de março, o Brasil perde um de seus ícones literários mais queridos: o desenhista e escritor Ziraldo Alves Pinto faleceu aos 91 anos. Conhecido por criar personagens marcantes como "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê", sua morte foi confirmada pela família na tarde de hoje.

Ziraldo, além de desenhista e escritor, era também chargista, caricaturista e jornalista. Ele foi um dos fundadores do jornal "O Pasquim" nos anos 1960, veículo que se destacou por sua atuação contra a ditadura militar no Brasil.

Nascido em Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932, Ziraldo era o mais velho de sete irmãos. Desde a infância, demonstrou talento para a arte, tendo seu primeiro desenho publicado aos seis anos de idade no jornal "A Folha de Minas".

Sua carreira decolou nos anos 1950, e ele se destacou por suas charges políticas e cartuns em veículos como "O Cruzeiro" e "Jornal do Brasil". Na década seguinte, criou a "Turma do Pererê", uma série de quadrinhos que explorava o folclore brasileiro.

Em 1980, Ziraldo alcançou o ápice de sua carreira com o lançamento de "O Menino Maluquinho", que se tornou um fenômeno editorial no Brasil, conquistando o coração de milhões de leitores.

Sua obra transcendeu gerações e deixou um legado indelével na cultura brasileira. Ziraldo será lembrado não apenas como um grande contador de histórias, mas como um defensor da liberdade de expressão e um ícone da literatura infantojuvenil.

Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.