Responsive Ad Slot

Praias de Tamandaré Livres para o Carnaval: Governo Confirma Acesso Normal Após 'Maré Vermelha

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

/ Por: Naldinho Oliveira


Após a veiculação de informações sobre a ocorrência de maré vermelha, conhecida como "Tingui", nas praias de Tamandaré durante o período carnavalesco, a Prefeitura de Tamandaré, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Saúde, emitiu uma nota de esclarecimento.

De acordo com as autoridades municipais, a maré vermelha não é um fenômeno exclusivo das praias de Tamandaré, mas sim uma ocorrência natural que afeta todo o litoral brasileiro. Esse fenômeno é cíclico e agravado pelo aumento da temperatura das águas e pela disponibilidade de nutrientes no oceano.

A nota destaca que não há indícios ou diagnósticos precisos que comprovem que os pacientes com sintomas semelhantes aos da dengue ou de outras viroses tenham tido contato com o Tingui. Além disso, ressalta que o fenômeno é passageiro e costuma durar de três a quatro dias, com seu pico ocorrendo em 30 de janeiro.

A Prefeitura de Tamandaré esclarece que nenhum dos casos foi confirmado e que devem ser considerados também como hipóteses de outras fontes virais corriqueiras. Portanto, não há restrição de acesso às praias ou ao banho de mar, pois não há relação entre as viroses e o período de floração das algas, que já foi encerrado.

O governo municipal reitera que as praias de Tamandaré estão abertas e convida a todos e todas para desfrutarem das belezas naturais do município.

Nota Oficial da Prefeitura de Tamandaré:

NOTA DE ESCLARECIMENTO


O governo de Tamandaré através da Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Saúde, informa que a maré vermelha veiculada conhecida como “Tingui” nos canais de imprensa, não ocorre apenas nesta praia, e sim em todo litoral brasileiro, é um fenômeno cíclico e natural agravado pelo aumento da temperatura das águas e disponibilidade de nutrientes no oceano.

Não há indícios e diagnósticos precisos se os pacientes com sintomas semelhantes com dengue ou qualquer outra virose possam ter tido contato com o Tingui.

O fenômeno é passageiro e finda com a mudança de marés, que ocorre no máximo em três a quatro dias, cujo pico se deu em 30 de janeiro.

Informamos ainda que, nenhum dos casos foram confirmados, e inclusive devem ser tratados também como hipóteses de outras fontes virais corriqueiras.

Ainda sim, o GOVERNO DE TAMANDARÉ informa que não há nenhuma restrição de acesso as praias ou banho de mar, pois não há nenhuma relação das viroses e com o período de floração das algas, que inclusive já finalizou.

Nossas praias estão abertas e lindas para receber a todos e todas.

Governo de Tamandaré um novo tempo para nossa gente!

Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.