Responsive Ad Slot

Morre Leone Valença, irmão de Nelson Valença e autor do hino de São Bento do Una

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

/ Por: Naldinho Oliveira


Morreu na manhã desta quinta-feira (01) o escritor, historiador, compositor e cirurgião dentista Francisco Leone de Souza Valença, aos 91 anos, em Recife (PE). Leone, irmão de Nelson Valença e autor do hino de São Bento do Una, lutava contra o Alzheimer e, na última semana, não falava mais e nem conseguia andar. Ele foi internado no Hospital Jaime da Fonte e logo foi encaminhado para a UTI devido à gravidade de seu quadro.

Em 1979, Leone compôs a famosa marchinha “Recordando São Bento”, que foi lançada em 1980. A música se tornou a principal inspiração para os artistas da cidade criarem o projeto com o mesmo nome, reunindo diversos nomes da música são-bentense. A primeira versão da música foi interpretada pelo Samba 6 e posteriormente por Expedito Valença, Ilana Valença, Clívio Valença e o Coral Bom Jesus. 

“Leone Alegria da Massa”, como diz o título da música em sua homenagem, feita por Expedito, Valdinho e Ailson Campos.

Leone também foi secretário municipal de Cultura e um dos fundadores da Associação São-Bentense de Atletismo (ASA), onde também foi atleta.

Curiosamente, Leone nos deixa no primeiro dia do mês do carnaval, tornando nossa história mais órfã e nossa saudade ainda maior. Seu legado continuará vivo em nossos corações e mentes. Como será o próximo carnaval dos foliões da resistência sem a presença de um de seus maiores integrantes?


O velório está previsto para ocorrer na Câmara de Vereadores no final da tarde desta quinta-feira (01), e seu sepultamento acontecerá nesta sexta-feira (02), às 9h30, no cemitério de São Bento do Una (PE).

Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.