Responsive Ad Slot

Famílias da Agricultura Familiar de São Bento do Una (PE) serão beneficiadas com a retomada do Programa de Cisternas

sábado, 27 de janeiro de 2024

/ Por: Naldinho Oliveira


São Bento do Una, Pernambuco - Em uma parceria entre o Governo Federal, sob a gestão do presidente Lula, e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE), em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de São Bento do Una, está sendo retomado o Programa de Cisternas, visando garantir o acesso à água potável para as comunidades rurais.


Nessa primeira etapa do programa, serão construídas 583 cisternas em todo o estado de Pernambuco, sendo destinadas 200 delas para o município de São Bento do Una, atendendo à grande demanda existente na região. As famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), assim como membros de grupos prioritários, como pessoas com deficiência, idosos e quilombolas, que ainda não possuam reservatório em suas propriedades, estão sendo priorizadas.


Uma comissão foi montada, composta por representantes do Sindicato Rural, FETAPE, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Ação Social, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e associações rurais, para realizar visitas às localidades e realizar os cadastros das famílias beneficiadas. O processo de cadastro está sendo coordenado pela Secretaria de Política Agrícola, Agrária e Meio Ambiente, comandada por Cristiana Cavalcante, e pelo técnico da FETAPE, Luiz César.


Além disso, serão oferecidas capacitações para as famílias contempladas, visando promover o uso sustentável e eficiente dos recursos hídricos. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de São Bento do Una, vereador Júnior do Sindicato, há uma expectativa de execução em breve de outro programa de cisternas, que construirá 36 mil unidades em todo o estado de Pernambuco.


Essa iniciativa representa uma importante vitória para os agricultores e agricultoras familiares que enfrentaram dificuldades de acesso à água potável devido à paralisação dos programas nos governos anteriores. O Programa de Cisternas não só garante o direito básico à água, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida no meio rural. 

Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.