O governo de Pernambuco anunciou nesta quinta-feira (20) que Silvério Pessoa deixará o cargo de secretário estadual de Cultura por "razões pessoais". O cantor e compositor comunicou sua decisão à governadora Raquel Lyra (PSDB) em uma emocionante despedida.
Pessoa foi o primeiro secretário estadual a sair do governo desde o início da gestão Raquel Lyra, que começou há pouco mais de seis meses. Sua saída acontece um dia antes do início do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), um evento cultural importante para o estado.
De acordo com o governo, um novo nome será anunciado para a secretaria, e certamente será um desafio substituir o trabalho realizado por Silvério Pessoa.
Em sua carta de despedida, divulgada pelo governo, Silvério agradece a confiança depositada nele e afirma que vai dedicar seu tempo à carreira como músico e à docência. Ele ressalta que sente falta dos palcos e da sala de aula, e que chegou o momento de encerrar essa jornada como secretário de Cultura.
Durante seu período no cargo, Silvério se dedicou a valorizar a cultura pernambucana em suas mais variadas expressões e linguagens, especialmente aquelas presentes nas culturas das periferias do estado. Ele trouxe à tona o debate sobre a pedagogia da cultura e a multiculturalidade, além de promover escutas com artistas e mestres da Zona da Mata.
Implantou importantes projetos em parceria com a Secretaria de Educação, como a alfabetização dos mestres e mestras da região, e estruturou a execução da Lei Paulo Gustavo. Sua atuação forte e pulsante marcou a valorização dos artistas pernambucanos.
O Festival de Inverno de Garanhuns, que começa nesta sexta-feira (21), também foi pauta importante em sua gestão, demonstrando o cuidado e atenção à cultura e aos talentos do estado.
Agora, como artista e pernambucano, Silvério Pessoa seguirá em defesa da cultura, e seu legado continuará inspirando a todos que acompanham sua trajetória.
Confira a carta na integra: