Responsive Ad Slot

Silvério Pessoa deixa cargo de secretário de Cultura de Pernambuco

sexta-feira, 21 de julho de 2023

/ Por: Naldinho Oliveira


O governo de Pernambuco anunciou nesta quinta-feira (20) que Silvério Pessoa deixará o cargo de secretário estadual de Cultura por "razões pessoais". O cantor e compositor comunicou sua decisão à governadora Raquel Lyra (PSDB) em uma emocionante despedida.

Pessoa foi o primeiro secretário estadual a sair do governo desde o início da gestão Raquel Lyra, que começou há pouco mais de seis meses. Sua saída acontece um dia antes do início do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), um evento cultural importante para o estado.

De acordo com o governo, um novo nome será anunciado para a secretaria, e certamente será um desafio substituir o trabalho realizado por Silvério Pessoa.

Em sua carta de despedida, divulgada pelo governo, Silvério agradece a confiança depositada nele e afirma que vai dedicar seu tempo à carreira como músico e à docência. Ele ressalta que sente falta dos palcos e da sala de aula, e que chegou o momento de encerrar essa jornada como secretário de Cultura.

Durante seu período no cargo, Silvério se dedicou a valorizar a cultura pernambucana em suas mais variadas expressões e linguagens, especialmente aquelas presentes nas culturas das periferias do estado. Ele trouxe à tona o debate sobre a pedagogia da cultura e a multiculturalidade, além de promover escutas com artistas e mestres da Zona da Mata.

Implantou importantes projetos em parceria com a Secretaria de Educação, como a alfabetização dos mestres e mestras da região, e estruturou a execução da Lei Paulo Gustavo. Sua atuação forte e pulsante marcou a valorização dos artistas pernambucanos.

O Festival de Inverno de Garanhuns, que começa nesta sexta-feira (21), também foi pauta importante em sua gestão, demonstrando o cuidado e atenção à cultura e aos talentos do estado.


Agora, como artista e pernambucano, Silvério Pessoa seguirá em defesa da cultura, e seu legado continuará inspirando a todos que acompanham sua trajetória.

Confira a carta na integra: 

Governadora Raquel Lyra,

Hoje as minhas primeiras palavras são de despedida e gratidão.

Agradeço a confiança pelo convite para o honrado cargo de secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, posição que com dedicação ocupei nos últimos meses. Como em todos os ciclos da vida, no entanto, chegou o momento de encerrar essa jornada: sem dúvidas, tempo de aprender, tempo de semear as bases de uma política cultural mais múltipla e democrática no nosso Estado.

Despeço-me do cargo com o sentimento de dever cumprido e a certeza de ter dado voz a quem muitas vezes está à margem do processo, valorizando nossos artistas e suas mais variadas expressões e linguagens inseridas também nas culturas das periferias em todo o Estado.

Estruturar e fomentar a política cultural de um Estado tão rico e diverso como Pernambuco não é tarefa simples, mas tenho a convicção que contribui com o processo. Nesse período, trazer à tona o debate sobre a pedagogia da cultura e a multiculturalidade e riqueza da cultura periférica, através do “Fala, Periferia”, que lançamos em abril, são exemplos de ações estruturadoras que por certo renderão bons frutos.

Implantamos com a Secretaria de Educação o projeto de alfabetização dos mestres e mestras da Zona da Mata e promovemos muitas escutas através do “Secult de Andada”, percorrendo quase 1.500 km visitando e me reunindo com aqueles que têm dificuldades em obter acesso ou qualquer tipo de apoio.

Estruturamos a execução da Lei Paulo Gustavo e fomos o primeiro estado do Nordeste e um dos primeiros estados do Brasil a ter o plano de ação aprovado e os recursos liberados.

O olhar para as diferenças e particularidades de cada linguagem esteve presente no nosso cotidiano, refletindo a construção das ações de uma política cultural forte e pulsante, marcada pela valorização dos artistas pernambucanos.

Premissas que também marcam a organização do 31º Festival de Inverno de Garanhuns, que se inicia nesta sexta-feira (21), com a presença dos nossos talentos, acompanhados de tantos outros nomes da cena artística e cultural do nosso país.

Decidi dedicar meu tempo agora para minha carreira e, também para a docência, pois como artista e professor sinto falta dos palcos e da sala de aula.

Agradeço ao time da Secretaria, que esteve junto comigo nesta jornada, desejando muito sucesso e novas conquistas para os que seguem na missão de mudar Pernambuco.

Por fim, agora como artista e pernambucano, seguirei na torcida e sempre à disposição, em outros palcos, em defesa da nossa cultura.

Silvério Pessoa.
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.