Responsive Ad Slot

Bebê morre durante o parto após atendimento em hospital municipal de São Bento do Una; suspeita é de negligência médica

sexta-feira, 17 de março de 2023

/ Por: Naldinho Oliveira


Um bebê morreu depois que a mãe passou por complicações no parto em um hospital municipal de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, na última quinta-feira (16). A família alega que mãe e bebê precisavam de transferência hospitalar devido à gravidade do parto e acusam o hospital de negligência médica porque houve demora para realizar o procedimento.

A avó da criança, Maria Joselma de Farias, conversou com uma equipe da TV Asa Branca e relatou o que ocorreu. Joselma disse que a mãe do bebê chegou ao hospital na quinta-feira pela manhã e foi identificado que a criança estava sentada e que precisava nascer em um parto cesáreo.

Mãe e bebê precisaram ser transferidos para Garanhuns, mas, de acordo com a avó, as pernas da criança começaram a sair e ela não resistiu e morreu. Em Garanhuns, equipes de saúde tentaram reanimar o bebê, mas não tiveram sucesso.

“Trouxeram o bebê de volta pra São Bento do Una, o bebê morto e a mãe dormindo. Eu quero que seja apurado o que aconteceu com o meu neto", reforçou Joselma.

A avó do bebê disse ainda que ele apresentava hematomas no pescoço, no braço e na coxa, que também apresenta um furo. “Aqui no hospital estão dizendo pra ela que é pra ela dizer que o bebê nasceu ‘normal’, mas a gente sabe que não foi”, afirmou.

A Prefeitura de São Bento do Una, por meio da Secretaria de Saúde, disse que ninguém do município vai se pronunciar sobre o assunto e que irá se posicionar por meio de nota. No entanto, até o momento da publicação desta reportagem, a gestão municipal não emitiu o posicionamento. 

Do g1 Caruaru



A prefeitura de São Bento do Una emitou um nota de esclarecimento sobre o caso do bebê que morreu durante processo de natimorto. 

Segundo a nota a paciente deu entra ainda durante a manhã da quinta-feira (16) sem apresentar última ultrassom. Pelo hospital não ter estrutura para realizar parto autacomplexidade, a paciente foi tranferidas após solicitação na central de regualação. Sendo assim o parto aconteceu no caminho a outra unidade e o bebê nasceu sem vida. A mãe e o feto deram entrada na casa de Parto de Lajedo-PE, acompanha da equipe, segundo a nota. 

A nota afirma que não houve falha pela equipe de saúde do municipio e que foi tomadas todos os procedimentos possiveis. 

A prefeitura aguarda o laudo médico do Instituto de Medicina Legal de Caruaru (PE) pra onde foi encaminhado o corpo do bebê.  

Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.