Responsive Ad Slot

São Bento do Una elege Débora Almeida, mostra força de Lula e esquenta disputa municipal

terça-feira, 4 de outubro de 2022

/ Por: Naldinho Oliveira

Exatos 27.741 são-bentenses foram as urnas escolher seus candidatosExatos 27.741 são-bentenses foram as urnas escolher seus candidatos

Nesse domingo (02) os eleitores de São Bento do Una (PE), assim como de todos o país, foram às urnas para escolhe seus deputados federal e estadual, senador, governador e presidente, confirmando o favoritismo da ex-prefeita Débora Almeida para estadual, força de Lula (PT) em cima do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e ainda dando a “largada” para a disputa municipal de 2024.


Após 32 anos, 10.444 eleitores são-bentenses mostram que levaram a sério a ideia de ter um representante da terra na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Antes São Bento já teve como deputados estaduais Décio Valença, pai de Alceu Valença, que foi prefeito da cidade; o médico Dr. Lívio Valença que teve sete mandatos, e que também já foi prefeito; e por um único mandato o ex-prefeito Paulo Afonso. Mas Débora se torna mais uma vez pioneira na história da cidade, depois de ser eleita a primeira prefeita por dois mandatos, e mesmo não conseguindo fazer um sucessor em 2020, ela se torna a primeira deputada são-bentense e no Agreste a única mulher nas eleições deste ano. Com expressiva votação, Débora conquistou 51.282 votos, sendo a mais votada do PSDB no estado. O partido obteve três vagas na Alepe. Além de Débora, foram eleitos Álvaro Porto que teve 46.026 votos e Izaías Regis, ex-prefeito de Garanhuns, com 27.104 votos.

No estado, Débora promete ser “A Voz do Agreste” após o excelente desempenho nas urnas, tendo boa votação em Caruaru, por exemplo. Mesmo tendo menor votação que os maiores cassiques da política caruaruense com 7.352 votos, a procuradora federal se torna majoritária eleita, pois os ex-prefeitos Zé Queiroz (24.583 votos) e Tony Gel (17.161 votos), e o delegado Lessa (18.300 votos) não foram eleitos, sendo mais alguns dos afetados pelo fracasso do PSB nas eleições. 


A votação em São Bento do Una teve uma grande dos dez mais votados em relação ao primeiro lugar, que foram Débora Almeida (10.444 votos), Diogo Moraes (4.657 votos), Delegado Rossine (1.618 votos), Doriel Barros (1.351 votos), Rinaldo do Santo Afonso (1.006), Kaio Maniçoba (411 votos), Abimael Santos (372 votos), Coronel Alberto Feitosa (318 votos), Zeca (277 votos) e Antônio Fernando (239 votos). 


Já para federal a disputa foi mais acirrada entre os 10 mais votados, que foram Raul Henry (4.339 votos), Lucas Ramos (3.298 votos), Eduardo da Fonte (2.113 votos), Carlos Veras (2.049 votos), Mendonça Filho (1.364 votos), Silvo Costa Filho (1.253 votos), Wolney Queiroz (981 votos), Renildo Calheiros (785 votos), Coronel Meira (620 votos) e Pasto Eurico (359 votos). 


Para presidente o sentimento na campanha era que o Bolsonarismo teria tido um grande crescimento, pela questão da haver votos declarados pela cidade, de nomes importantes e por último uma histórica carreata que aconteceu um dia antes da eleição, no sábado (1). Os apoiadores de Lula realizam "Arrastão" na quarta-feira (28). Mas quando as urnas foram abertas e os votos foram computados a realidade foi bem diferente. O ex-presidente Lula conquistou a extensa votação de 19.742 votos (73,77%), enquanto Jair Bolsonaro obteve 5.927 votos (22,46%), mostrando uma gigantesca diferença entre os dois candidatos mais bem votado para presidente em todo país que disputaram 2º turno.


Para o senado, se confirmou o favoritismo da deputada estadual Tereza Leitão, que teve uma campanha articulada ao lado de Lula, sendo a única a ter sucesso da chapa liderada pelo PSB. 


Muitos falam que a eleição nacional já mexe com o cenário municipal, ou seja, 2024 é bem ali. Porém, já se tem os comentários que o resultado das eleições 2022 mostram o ressurgimento do “Grupo Almeida” em São Bento do Una, pois o candidato a estadual apoiado pelo prefeito Alexandre Batité (MDB), Diogo Moraes, teve menos de 5 mil votos, enquanto o federal Raul Henry até que conseguiu ser majoritário, obtendo pouco mais 4 mil votos, mas não conseguiu se eleger para a Câmara Federal. Já o federal Lucas Ramos (PSB) apoiado por Zé Almeida conseguiu se eleger, sendo o segundo mais votado no município. Outro ponto é que o candidato a governador Danilo Cabral (PSB) não conseguiu ir para o segundo turno, sendo mais uma perda significativa para Batité. Até mesmo na cidade Danilo ficou em terceiro na votação geral com 18,63% (4.254 votos). 


A expectativa é que Alexandre possa seguir a decisão da Frente Popular em apoiar Raquel Lyra ou Marília Arraes, no entanto a ex-prefeita de Caruaru (PE), provavelmente dará mais prioridade a Débora e Zé Almeida que caminham juntos desde do início


Mesmo sem ter conseguido vencer Marília Arraes, que ficou em primeiro com 23,97% (1.175.651 votos), Raquel, que obteve 20,58% (1.009.556 votos), virá mais forte no segundo turno, pois já conta com o apoio declarado de Miguel Coelho (União Brasil) que teve 18,04% (884.941 votos), e que Anderson Ferreira (PL) que conquistou 18,15% (890.220 votos), que também deve apoiar Raquel, pois ainda na pré-campanha tiveram um bom relacionamento. Os dois estiveram juntos no movimento “Levanta Pernambuco”. Outro fator que, embora seja triste e doloroso, é a comoção causada em razão do precoce falecimento de Fernando Lucena, Marido de Raquel, no dia da votação. 

Sobre Danilo Cabral a tendencia seria o apoio a Marília, no entanto a possibilidade acaba diminuindo, pois a neta de Arraes deixou PT para disputa o governo e isso causou um “racha”, mas há uma boa possibilidade de Lula ir para o palanque dela. 

Vamos aguarda os próximos capítulos, pois o segundo turno já começou e as duas campanhas já estão em busca dos apoios.

Pool de emissoras faz cobertura das eleições no Agreste


O domingo (02) também foi um dia de destaque na imprensa do interior, pois a TV SBUNA, Agrestv, São Bento FM, TV Panelas, Jardim do Agreste e outros órgãos de notícias do interior deram um show de cobertura com flashs ao vivo de várias cidades. Mais 55 mil pessoas foram alcançadas com a transmissão. 

Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.