Responsive Ad Slot

Corrida da Galinha

Corrida da Galinha

Projeto “Cordelizando o Agreste” chega a escola Técnica Estadual de São Bento do Una

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

/ Por: Naldinho Oliveira


A literatura de cordel é uma das linguagens mais marcantes da cultura popular nordestina. A fim de enaltecer e valorizar essa arte, o Projeto “Cordelizando o Agreste: encontro de Poetas de autoria do proponente Poeta Cordelista Wilson China, financiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura- FUNCULTURA ministra aulas-espetáculo para estudantes inseridos na rede publica, por meio de um conteúdo que mescla entretenimento, arte e cultura com o intuito de integrar a cultura à educação dentro das escolas.


Nesta quarta-feira (10/08/22), os estudantes da Escola Técnica Governador Eduardo Campos, em São Bento do Una, foram agraciados com o Projeto Cordelizando no Agreste, e a Aula-espetáculo foi iniciada pela Professora Edione Santana, Coordenadora executiva do projeto Cordelizando o agreste, que fez uma bela apresentação aos estudantes deixando-os conscientes da importância da valorização da Cultura dentro das Escolas, por meio de um conteúdo que mescla entretenimento, arte e cultura popular para despertar e resgatar esse valor dentro das escolas.

Na continuidade da aula-espetáculo, a Diretora do evento Marcelline Cavalcanti,  apresentou  o Poeta Wilson China para entrar em cena e proporcionar aos estudantes um show de poesia e interação com todos que estavam admirados com a desenvoltura e o talento do poeta.


Os poetas convidados, o Violeiro Repentista Antônio Barbosa e os Aboaiadores: Os brilhantes das vaquejadas, Givaldo Gino e Zé Inaldo também subiram ao palco e, com a sua arte inconfundível, abrilhantaram ainda mais o evento. Os estudantes puderam se deleitar com a literatura de cordel, o Repente o Aboio e as toadas de gado.

Além disso, o Cordelizando o Agreste também tem o objetivo de estimular os alunos a fazerem suas primeiras criações poéticas e, já durante a Aula-espetáculo, a estudante, da referida escola, Allana Moraes, encantou a todos declamando uma poesia de sua autoria, com sua voz forte e marcante, Allana pôde expor o seu talento digno de uma renomada Poetisa. 


O Cordelizando o Agreste segue a caminhada  para  outros municípios nos quais  diversos estudantes  serão   contemplados com as Aulas Espetáculo proferidas pelo Poeta Cordelista Wilson China e  artistas convidados e  assim  as  atividades relacionadas à cultura popular, segue seu caminhar de um jeito nordestino e acolhedor.

Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.