Responsive Ad Slot

Processo de licitação da Barragem de São Bento do Una é concorrido por duas empresas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

/ Por: TV SBUNA
Naldinho Oliveira
Da TV SBUNA

A prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida (PSB) participou na manhã dessa quarta-feira (08) da primeira etapa do processo de licitação da barragem de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. O evento aconteceu no prédio da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, localizado na cidade do Recife (PE), onde estiveram presentes também dois representantes de duas empresas que concorrem à licitação da construção da barragem.

É com grande expectativa que moradores de São Bento do Una aguardam o inicio das obras da construção da tão sonhada e necessária barragem de abastecimento da cidade. A falta de água é um problema histórico que prejudica diretamente a qualidade de vida dos mais de 53 mil habitantes do município, que se dividem basicamente em zona rural e urbana. A economia e a oportunidade de emprego também são limitados, pois sem ter abastecimento próprio São Bento tem suas dificuldades em atrair indústrias e assim ter um crescimento mais relevante.

Na Corrida da Galinha, em agosto do ano passado, o Governo de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), esteve na cidade e enfim lançou o edital de construção da Barragem de Una dos Cordeiros, onde se renovou a esperança do povo da cidade.

A primeira etapa depois do lançamento se deu inicio nessa quarta-feira (08), onde a prefeita Débora fez questão de está presente no prédio da secretaria Estadual de Recursos Hídricos, e apreensiva, acompanhou cada procedimento tomado. É obrigação de todo governante trabalhar para melhoria do povo, mas são poucos que se esforçam para que pelo menos as obrigatoriedades sejam cumpridas, pois desde que São Bento foi emancipada, jamais se concretizou um projeto para solucionar o problema da falta d’agua.

Concorrem a licitação as empresas CDC/IBI do Ceará e GPO/DAM da Bahia, que entregaram relatórios e projetos técnicos que serão analisados, a expectativa é que até o fim do mês já se tenha a vencedora. O processo burocrático e o que mais atrasa o inicio de uma obra, pois tudo tem que esta de acordo com a lei, para que tudo ocorra como planejado. Mas valerá a pena, pois dando tudo certo, o Governo do Estado poderá dar ordem de serviço para inicio das obras antes do aniversário de emancipação da cidade que acontece em abril.

A obra que beneficiará a população custará em torno de 54 milhões, além da barragem será construída uma adutora de 18 km. 
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.