Responsive Ad Slot

FPF apresenta nova fórmula do Paulistão e define grupos para 2014

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

/ Por: Zé Mota Valença
Marco Polo del Nero (Foto: Divulgação/CBF)
Marco Polo del Nero preside a Federação Paulista de Futebol (Foto: Divulgação/CBF)
Zé Mota Valença Da TV SBUNA,

Após reunião do Conselho Técnico na tarde desta quarta-feira, a Federação Paulista de Futebol (FPF) sorteou em sua sede os grupos do Campeonato Paulista de 2014. A nova fórmula de disputa da competição, com quatro grupos, foi desenvolvida para atender o calendário reduzido em virtude da realização da Copa do Mundo. Um congresso técnico antes da cerimônia ratificou a mudança da estrutura da competição.

No sorteio, os quatro clubes grandes do estado foram selecionados como os cabeças de chave. São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras, respectivamente, entraram nos Grupos de A a D. O Tricolor está reunido com Penapolense, Linense, Atlético Sorocaba e Comercial. O Timão, por sua vez, será acompanhado de Botafogo-SP, XV de Piracicaba, Ituano e Audax. O Peixe foi sorteado ao lado de Ponte Preta, São Bernardo, Paulista e Portuguesa. Por fim, o Palmeiras está com Mogi Mirim, Bragantino, Oeste e Rio Claro. 

Cada time irá realizar 15 partidas na primeira fase. As equipes jogarão contra todos os times dos outros grupos. Uma equipe que estiver no Grupo 1, por exemplo, só irá enfrentar os adversários dos Grupos 2, 3 e 4.

Os quatro times que somarem menos pontos na classificação geral da primeira fase estarão rebaixados para a Série A2 de 2015. Os dois melhores de cada grupo se classificam e se enfrentam nas quartas de final em jogo único. A semifinal também será disputada em jogo único, enquanto a final será decidida em duas partidas.

O formato inusitado do campeonato não foi a única peculiaridade do evento. A língua portuguesa também sofreu, e representantes de clubes tradicionais paulistas viram erros nos nomes de suas agremiações. A apresentadora do sorteio se referiu à Sociedade Esportiva Palmeiras como "Associação Esportiva Palmeiras". O termo "Associação", presente nos nomes de Ponte Preta e Portuguesa, apareceu com erros de ortografia: "Assossiação".

Até 2013, a fórmula do Campeonato Paulista previa a disputa de uma fase de classificação com todos os 20 times se enfrentando. Os oito melhores colocados avançavam às quartas de final, em formato semelhante ao que será apresentado. Com a modificação, o Paulistão terá quatro datas a menos que no ano passado. A competição terá início no dia 18 de janeiro.

Confira os grupos do Campeonato Paulista de 2014

Grupo A: São Paulo, Penapolense, Linense, Atlético Sorocaba e Comercial.
Grupo B: Corinthians, Botafogo-SP, XV de Piracicaba, Ituano e Audax.
Grupo C: Santos, Ponte Preta, São Bernardo, Paulista e Portuguesa.
Grupo D: Palmeiras, Mogi Mirim, Bragantino, Oeste e Rio Claro.
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.