Responsive Ad Slot

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos faz 160 Anos de fundação

terça-feira, 14 de maio de 2013

/ Por: Naldinho Oliveira
Naldinho Oliveira
Da TV SBUNA

A igreja matriz do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, localizada no centro de São Bento do Uma, Agreste de Pernambuco, comemorou 160 anos de sua fundação. A data foi lembrada com a celebração de uma missa na noite desse domingo (13). Presidida pelo pároco, Pe. Bento de França.

A igreja do Bom Jesus foi reconhecida pelo IFHAN (Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional) como Patrimônio Histórico e Religioso da humanidade há dois anos, onde também foi feito um registro de fotos e pesquisa da história da igreja. Segundo o padre Bento, a equipe fez um trabalho discreto, sem chamar atenção de ninguém ligado à igreja.

Sem ter conhecimento do processo de tombamento, o padre Bento fez algumas reformas significativas, como à mudança de todo o piso e do forro do teto da nave principal da matriz.

A reforma se deu início em outubro de 2010, terminando no início de 2011, na história, a igreja só tinha passado por três reformas, desde sua construção e essa foi à quarta.

Em fevereiro de 2011, durante a primeira reunião do clero na diocese de Garanhuns, O bispo de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães anunciou as seis igrejas que teriam sido tombadas pelo patrimônio histórico, entre elas a do Bom Jesus.

Vejam quais foram tombadas:
Capela de Nossa Senhora do Bom Conselho – Bom Conselho
Catedral de Santo Antônio – Garanhuns
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos - São Bento do Una
Igreja Matriz da Sagrada Família - Bom Conselho
Igreja Matriz do Sitio Catainho (Quilombolas)– Garanhuns
Igreja Nossa Senhora da Conceição – Águas Belas

O documento que oficializa o tombamento chegou à igreja em março 2011, onde reza todo o processo e registro do processo.

São Bento do Una hoje possuí duas paróquias, a matriz do Bom Jesus e a do Rosário do Fátima, localizada no bairro Rua Nova, onde estão acontecendo comemorações de dois anos de fundação da mesma.

Em breve a TV SBUNA estará fazendo documentários sobre memoria história áudio visual de São Bento do Una e região, e a igreja do Bom Jesus será um deles. A igreja é um dos principais cartões postais da cidade e está presente em nossa marca.


A História da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos

Com a chegada do Padre Francisco José Correia, fez-se erigir um imenso cruzeiro, transformado anos depois, na Capela, em 12 de maio de 1853 a capela foi oficialmente reconhecida como igreja matriz.

Sua frente foi construída em sentido contraio ao centro, porque acreditavam que como quase toda cidade do inteiro cresce para o rio, a igreja deveria ser voltada para o rio.

O padroeiro Bom Jesus e sua festa são mais velhos do que a própria igreja e a cidade. Começou suas comemorações no dia 06 de Janeiro de 1838, sendo hoje um dos maiores eventos religioso do estado.

Outro fato curioso é a confusão que muitos fiéis fazem na hora de identificar, qual é o Bom Jesus que dar nome a igreja. Bom Jesus da imagem pregado na cruz (no altar), ou Bom Jesus da imagem que carrega a cruz que fica (na ala esquerda da igreja)?

A resposta é que o sobrenome dos dois é diferente, o do altar é Bom Jesus dos Pobres Aflitos que é o padroeiro da igreja e o da ala esquerda, Bom Jesus dos passos. As duas imagens são de origens portuguesas e é de artistas desconhecidos, como também o hino do Bom Jesus.

Confira fotos da procissão de 06 de janeiro de 2013 e da missa de aniversário!
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.