Responsive Ad Slot

Governo de Pernambuco anuncia ações contra a seca em São Bento do Una

terça-feira, 5 de março de 2013

/ Por: Naldinho Oliveira
Naldinho Oliveira
Da TV SBUNA

Na tarde de ontem (4), a prefeitura de São Bento do Una (PE), Débora Almeida, participou de uma importante reunião, na sede do Instituto de Pesquisa Agropecuárias (IPA), no Recife, onde foi debatida a grande seca que atinge o município.  Participaram da reunião o secretário de Agricultura do Estado, Ranílson Ramos, o Secretário de Articulação, Aloísio Lessa, o Presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, o Deputado Estadual, Diogo Moraes, os secretários municipais Paulo Renato e Janduí Severo, os 13 vereadores da câmara municipal e de alguns representantes de associações e segmentos da sociedade.

Em uma reunião participativa, a comitiva de São Bento do Una, expos ideias e medias para resolver e amenizar as consequências da seca no município, sendo por várias vezes atacadas as ideologias sãobentense. Depois dos debates e discursões o Secretário estadual anunciou a seguintes ações:

• Liberação da perfuração de 10 poços, sendo que desses, cinco são em caráter de urgência;
 
• Serão feitas as construções de sete sistemas de abastecimento de água (pequenas adutoras);

 
• Foram solicitados junto a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos quatro dessalinizadores para os poços que estiverem com a água salobra;

 
• Quatro barragens de pequeno porte (350 horas) serão construídas: duas serão executadas diretamente pelo governo do estado e as outras dois em parceria com a Prefeitura Municipal;
 

• Liberação de um caminhão para fazer o transporte de cana-de-açúcar para alimentar o rebanho do pequeno produtor que não tem condição de comprar.
 

• Foram liberadas também duas máquinas (uma pá mecânica e uma retroescavadeira) para a limpeza de açudes e abertura/limpeza de cacimbas.

Débora aproveitou o momento e anunciou a contratação de novos caminhões-pipas e disponibilizará um caminhão para o transporte da cana-de-açúcar. Também serão feitas a limpeza e reabertura dos poços artesianos existentes. Para haver a distribuição dessas ações, serão feitos estudos por toda a extensão da cidade.

Todos contra a seca

Enquanto São Bento do Una depender da água que vem de outras cidades, capítulos como esses serão sempre repetidos em época de estiagem. A mobilização e a união municipal contra a seca foram destacadas e elogiadas pelo secretário de agricultura do estado. Que isso não só se repita dessa vez, mas também em outros momentos, principalmente na hora de conseguir recursos para a construção da barragem. Sabemos que existi sim uma oposição e que ela continue fazendo seu papel de fiscalização cobrança e também apoio, pois a população só terá a ganhar com o bom desempenho de quem faz o governo, seja para A ou para B.

È muito importante também à participação da população na criação de mobilizações a favor da construção das barragems na cidade. Não há momento melhor para se expor a necessidade na realização dessa obra, como agora.
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.