Responsive Ad Slot

Bienal do Livro anuncia homenagem a Gilvan Lemos

sábado, 8 de dezembro de 2012

/ Por: Naldinho Oliveira
Do Jornal do Commercio

Sim, 2012 parece ser finalmente o ano que vai marcar o início do merecido reconhecimento público da obra de Gilvan Lemos. Em fevereiro, o escritor de São Bento do Una assumiu a cadeira 26 da Academia Pernambucana de Letras, e agora seu romance Os olhos da treva ganha uma merecida reedição, que, espera-se, deve marcar a volta de suas obras às prateleiras das livrarias. Em 2013, sua obra vai ser mais uma vez prestigiada: a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco acabou de anunciá-lo como homenageado principal da sua 9ª edição.

O anúncio foi feito na quinta (7/12) pela Cia de Eventos, que organiza a Bienal. Além de Gilvan, outros quatro nomes serão celebrados na programação: o do escritor Antônio Maria (in memoriam), o dos editores Tarcísio Pereira e José Cortez, e o do livreiro Eurico Barros e Silva (in memoriam).

Apesar de ter nascido em São Bento do Una, Gilvan mora no Recife desde 1949. Com 84 anos (terá completado 85 na época da Bienal), o romancista e contista é um autor recluso, mas bastante reconhecido pelos seus pares e pela crítica literária.

Segundo Rogério Robalinho, coordenador do evento, um dos intuitos da edição de 2013 é também estar de olho no crescimento do mercado de livros no Brasil, que será ainda mais exposto na Feira de Frankfurt, que homenageia o País em 2013. A Bienal de Pernambuco já havia anunciado seu tema, Literatura, futebol e identidades nacionais, e também a data em que acontecerá: entre 4 e 13 de outubro.

Para o jornalista e crítico literário Schneider Carpeggiani, curador desta edição do evento junto com Wellington de Melo, o desafio é trabalhar com o formato das Bienais de Livro quando elas estão passando por mudanças. Assim, um dos intuitos da edição de 2013 é tentar misturar menos os dois públicos da Bienal: um que se interessa mais em comprar as obras na feira e outro que vai mais assistir aos debates. A ideia inicial é concentrar as mesas à noite, para manter o perfil de consumo e também não esvaziar as conversas.
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.