Responsive Ad Slot

Corrida da Galinha

Corrida da Galinha

Pesquisa da UFPE aponta que queijo de coalho de São Bento do Una pode prevenir câncer

domingo, 14 de outubro de 2012

/ Por: Naldinho Oliveira
Do G1

No cardápio do pernambucano, seja no café da manhã, almoço ou jantar, o queijo de coalho sempre tem seu espaço garantido. O produto, bastante produzido no interior nordestino, pode prevenir doenças como o câncer, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O estudo, coordenado pelo biólogo Roberto Afonso, pós-doutorando do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami da UFPE, analisou queijos de coalho de seis cidades do Agreste pernambucano: Arcoverde, Correntes, Cachoeirinha, Capoeiras, São Bento do Una e Venturosa. O produto foi analisado como alimento funcional, sendo estudado nas suas atividades biológicas.

Foi descoberta a função preventiva do alimento através dos peptídeos bioativos, que são uma espécie de pedaços da proteína caseína, encontrada no leite. “Encontramos no queijo propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis que estão no organismo e que podem originar câncer. Você pode ter esse desenvolvimento, originando várias doenças. O queijo de coalho atua como um antioxidante natural”, explicou o professor Roberto Afonso. O produto ainda pode prevenir trombose e ataques cardíacos.

Além das propriedades funcionais, o queijo de coalho é nutritivo, caso seja produzido e mantido em condições adequadas. O alimento auxilia o corpo na absorção de zinco - importante para reprodução celular e ativação de enzimas - e ainda regula a flora intestinal. A pesquisa de Roberto Afonso durou quatro anos e foi publicada em revista científica internacional.

Fiscalização

Quem é responsável pela fiscalização desses produtos é a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro). “Inspecionamos desde a indústria, equipamentos de instalação, vemos se a indústria tem condições de funcionar. Fazemos a análise tanto da água quanto do produto; a análise microbiológica. Quando esse produto é testado, liberamos para que ele seja comercializado”, comentou Ednaldo Siqueira, chefe de inspeção da Adagro.

Um queijo de coalho em ideal condição precisa ter um rótulo da Adagro, escrito “SIE”, e deve estar bem acondicionado, em temperatura adequada.
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.