Responsive Ad Slot

Saúde: Último dia da campanha contra a gripe

sexta-feira, 1 de junho de 2012

/ Por: Naldinho Oliveira
Do R7

Termina nesta sexta-feira (1º) a campanha de vacinação contra a gripe, que tem como meta imunizar os grupos mais suscetíveis à doença. Segundo o ministério da Saúde, ainda faltam pouco menos de 3 milhões de brasileiros para serem vacinados, dos 24,1 milhões designados como grupo-alvo.

Segundo o "vacinômetro" do Governo, até a manhã desta sexta, 21,5 milhões de pessoas já haviam sido vacinadas, o que representaria 70% da meta total.

O público prioritário para a vacina engloba pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas.

A melhor adesão é a dos trabalhadores de saúde, que já passa dos 80% no geral. Gestantes e índigenas são os que menos compareceram até agora.

A campanha terminaria na sexta da semana passada, mas foi prorrogada para hoje para que o máximo possível de pessoas pudessem ser vacinadas. Então, se você está neste grupo e ainda não foi, não perca tempo.

A vacina está sendo oferecida gratuitamente nos 34 mil postos de saúde do Brasil e protege contra os três vírus da gripe que mais circulam no País — entre eles a influenza A (H1N1).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um apelo pedindo maior adesão à campanha:
                                                  
— O fundamental é que as pessoas se vacinem até o dia 1º de junho porque, quando se toma a vacina, demora de dez a 15 dias para se estar totalmente protegido contra a gripe. Portanto, se vacinar nesta data permite que você esteja protegido no momento em que o inverno é mais rigoroso e em que a transmissão da gripe aumenta.
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.