Responsive Ad Slot

Mudança na rotação da terra aumenta contagem regressiva para Corrida da Galinha

sábado, 30 de junho de 2012

/ Por: Naldinho Oliveira
Naldinho Oliveira
Da TV SBUNA com informações do G1
 
Faltam 26 dias e 1 segundo para 15ª Corrida da Galinha, evento que acontece todos os anos, remotamente no mês de julho, em São Bento do Una, Agreste de Pernambuco, esse ano acontecerá entre os dias 27 e 29. Com as mudanças na rotação do planeta, a 15ª Corrida da Galinha será realizada há 1 segundo a mais, alteração nem tanto significativa, mas é um fato curioso.

Segundo a matéria do G1, a medida foi determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro e serve para ajustar o horário universal com o período de rotação da Terra.

Esta é a 25ª vez que esse acréscimo acontece. A última foi há três anos e meio, em 31 de dezembro de 2008.

À meia-noite deste sábado (30), os relógios de todo o mundo vão ganhar um segundo a mais. O mês de julho, portanto, só vai começar após as 23 horas, 59 minutos e 60 segundos.

A medida foi determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro e serve para ajustar o horário universal com o período de rotação da Terra.

Isso acontece porque um giro do nosso planeta em torno de si mesmo leva um dia, mas essa duração astronômica de 24 horas não é fixa, ou seja, pode ser um pouco mais rápida ou lenta dependendo de uma série de fatores.

Por causa da força gravitacional que o Sol e principalmente a Lua exercem sobre a Terra, os relógios atômicos – que são os mais precisos do mundo, responsáveis por determinar o horário oficial de Greenwich – precisam ser atualizados de tempos em tempos.

Esse ajuste serve para evitar uma diferença significativa ao longo de centenas de anos e impedir que o nosso horário marque meio-dia quando, na verdade, seriam apenas 10h da manhã.

A proposta da ONU foi apresentada em Genebra, na Suíça, por pesquisadores do Serviço Internacional de Sistemas de Referência sobre a Rotação da Terra, que verifica se os relógios humanos estão em sincronia com o planeta.

Além de ganhar um segundo neste sábado, 2012 é um ano bissexto, com um dia extra (29 de fevereiro) adicionado ao calendário.
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.