Responsive Ad Slot

São Bento do Una é finalista do 4º Prêmio Objetivos do Milênio com o Projeto "Voltei"

quinta-feira, 31 de maio de 2012

/ Por: Naldinho Oliveira
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Naldinho Oliveira
Da TV SBUNA
Com informações da Secretaria de Educação

Nesta quarta-feira (30), foi realizada uma cerimônia de entrega do Prêmio ODM Brasil, evento que contou com a presença da Presidenta da República Dilma Rousseff. São Bento do Una recebeu o Certificado de Finalista da 4ª edição do Prêmio Objetivos do Milênio, como projeto inovador que contribui efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O município foi representado pelas professoras Anilda Pereria (Coordenadora do Projeto Voltei) e Niedja Moraes (Coordenadora do Projeto Presença).

A administradora mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Helen Clark, destacou: “sabemos e reconhecemos que o Brasil passa por uma grande transformação, que já beneficiou milhões de pessoas”. Helen afirmou que “o Brasil é um país pioneiro ao atuar em prol dos ODM por meio de políticas sociais”, e parabenizou o Plano Brasil Sem Miséria e outras iniciativas correlatas.

O Secretário de Educação do Município, Professor Eraldo Gleidson Costa Virães, declarou que o reconhecimento dos resultados quantitativos e qualitativos do Projeto Voltei, como prática inovadora e que contribui para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, é um incentivo para todos os educadores, gestores, técnicos educacionais e comunidade escolar como um todo. O Secretário finalizou destacando que a experiência de São Bento do Una (PE), também servirá de inspiração para o desenvolvimento de outras políticas públicas educacionais inovadoras, que garantam uma educação básica de qualidade para todos.

Após a cerimônia no Planalto, os participantes foram recepcionados no Palácio do Itamaraty, onde todos os projetos finalistas também foram homenageados. O Ministro Gilberto Carvalho esteve no evento no Itamaraty, bem como os representantes do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, do PNUD, das empresas parceiras do Prêmio ODM, da ENAP, do IPEA, os Núcleos Estaduais do ODM e outros.


4ª Edição do Prêmio ODM Brasil

A 4ª Edição do Prêmio ODM Brasil recebeu 1.638 práticas inscritas, sendo 720 de organizações e 918 de prefeituras. As 51 práticas finalista receberam a visita in loco de um comitê técnico, integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. A avaliação foi baseada nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com políticas públicas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.

Destas 51 iniciativas, 4 são da região Centro-Oeste, 13 do Nordeste, 6 do Norte, 20 do Sudeste e 8 do Sul. Em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio contemplados, as práticas finalistas dividem-se da seguinte forma: Objetivo 1 (dez iniciativas), Objetivo 2 (nove iniciativas), Objetivo 3 (oito iniciativas), Objetivo 4 (quatro iniciativas), Objetivo 5 (uma iniciativa), Objetivo 6 (três iniciativas), Objetivo 7 (oito iniciativas), Objetivo 8 (oito iniciativas).

O Júri de especialistas foi composto pelas seguintes pessoas: Carmen Helena Ferreira Foro, Donizete Fernandes de Oliveira, Edna Maria Santos Roland, Lázaro Fernandes de Miranda, Leonor Maria Pacheco Santos, Maria da Penha Maia Fernandes, Maria José Vieira Féres, Maria Stela Santos Graciani, Mauri José Vieira Cruz, Milton Rondó Filho, Moema Maria Marques de Miranda, Paulo Augusto Oliveira Itacarambi, Renato Sérgio Jamil Maluf; Ricardo Voltolini e Toni Reis.

O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap.

Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.