Responsive Ad Slot

Alerta: Barragem do Bitury de Belo Jardim está com 59% de sua capacidade

sexta-feira, 25 de maio de 2012

/ Por: Naldinho Oliveira
Naldinho Oliveira
Da TV SBUNA

A Barragem do Bitury está com pouco mais da meta de sua capacidade total, deixando em alerta os municípios de Belo Jardim, São Bento do Una, Tacaimbó, Sanharó e parte de Pesqueira.

A estiagem é algo que agrava a situação de consumo de água na região Nordeste, na última terça-feira (22) o prefeito de São Bento do Una decretou estado de emergência na zona rural. A situação é de calamidade, pessoas sofrem e animais morem sem água pra beber e pasto para comer.

Agora a notícia vem da barragem que abastece a zona urbana, que se encontra com 59% de sua capacidade total. No ano passado, nessa mesma época, o volume estava em 92%. Desde início de abril, a barragem contando com ajuda da barragem Pedro Moura para garantir o abastecimento.

Em Belo Jardim a situação não é diferente que mora nos sítios sofre com os efeitos da seca, caminhões pipas fazem o abastecimento de parte da zona rural e quem mora na cidade já se prepara para o racionamento.

Desde o começo da semana chove no Agreste e parte do Estado, mais ainda não é o suficiente para garantir água para a população, segundo previsões a chuvas não deve permanecer por muito tempo, principalmente no Sertão.

Mas Deus é o único que determina as coisas da natureza, se ninguém esperava a chuva essa semana, é rezar para essas chuvas continuarem e que abasteça toda a região.
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.