Responsive Ad Slot

Alceu Valença será um dos homenageados do Carnaval 2012 no Recife

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira
Os homenageados do Carnaval Multicultural do Recife 2012 são o cantor Alceu Valença e o artista plástico José Cláudio. O anúncio aconteceu em coletiva de imprensa, no gabinete do prefeito João da Costa, no final da manhã desta quinta-feira (1°). Os dois artistas também estavam presentes, assim como o Secretário de Cultura, Renato L, e a presidente da Fundarpe, Luciana Félix. O cenografista Carlos Augusto Lira fará uma releitura das obras de José Cláudio para a decoração dos festejos de momo.
"Por eles e pela obra deles, seria mais do que explicativo e justificável o Recife homenageá-los no Carnaval", expressou João da Costa. "Eu estou muito feliz de trazer para conhecimento mais amplo a arte de José Cláudio, que ainda não é de domínio de todos. Aproveitamos esta época para fazer uma difusão da arte popular", complementou. O artista, por sua vez, disse ainda estar "aéreo" com a homenagem, e muito feliz. "É a cidade toda transformada em um outdoor meu, eu nunca imaginei isso na minha vida. Estou encantado", declarou José Cláudio.
O cantor e músido Alceu Valença arrancou boas risadas dos presentes. Cantou e fez todos cantarem, inclusive o prefeito. Uma das músicas do "repertório" foi a inédita Calendário Vazio, com nome escolhido na hora. "Vou gravar essa música para o Carnaval", disse Alceu. Ele adiantou uma palhinha da canção, assista ao vídeo e confira:
JOSÉ CLÁUDIO - Nasceu em Ipojuca, Pernambuco, em 1932. Começou a desenhar nos papéis de embrulho da loja de seu pai, Amaro Silva. Em 1952, interrompeu o curso de Direito, da Faculdade de Direito de Recife, e ingressa no Atelier Coletivo, da Sociedade de Arte Moderna do Recife, dirigido pelo escultor Abelardo da Hora. Sendo também escritor, lançou os livros Viagem de um jovem pintor à Bahia e Ipojuca de Santo Cristo (1965), Bem dentro (1968); Meu pai não viu minha glória (1995); e Os Dias de Ubá (inspirado no diário de viagem ao Benin, África. 

ALCEU VALENÇA - Alceu Paiva Valença nasceu em 1 de julho de 1946, em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. Nas cercanias da Fazenda Riachão, onde foi criado, travou contato com a cultura dos cordelistas, emboladores de coco, aboiadores, cegos cantadores de feira, tocadores de forró, baião, xote e demais gêneros que compõem a identidade musical e poética do Agreste e do Sertão.

Homenageado do carnaval de 2012, pela Prefeitura de Recife, Alceu prepara o lançamento de um novo disco, totalmente dedicado ao frevo. Ainda este ano, chega às telas seu primeiro filme, “A Luneta do Tempo”, onde estreia como autor e diretor de cinema.
NE10
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.