Responsive Ad Slot

Marta é indicada pela Fifa ao prêmio de melhor do mundo

terça-feira, 25 de outubro de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira
Marta está na luta para conquistar pelo sexto ano consecutivo o prêmio de melhor jogadora do mundo, dado pela Fifa. A atacante brasileira, que foi premiada entre 2006 e 2010, está entre as dez anunciadas nesta terça-feira (25) como concorrentes ao Prêmio Bola de Ouro da Fifa de 2011.
Neste ano, Marta foi campeã da liga norte-americana de futebol pelo Western New York Flash, mas parou nas quartas de final do Mundial de Futebol Feminino com o Brasil. A jogadora foi a única brasileira selecionada a concorrer ao prêmio de melhor jogadora de 2011.
Na eleição de 2010, Marta superou as alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj. Nenhuma delas está entre as dez indicadas. Kerstin Garefrekes é a única alemã entre as concorrentes. Já os Estados Unidos, que foram vice-campeões mundiais neste ano, dominam a lista com três jogadoras indicadas ao prêmio: a goleiro Hope Solo e as atacantes Alex Morgan e Abby Wambach.
Campeão do Mundial neste ano, o Japão concorre com Aya Miyama e Homare Sawa, que foi artilheira e eleita a melhor jogadora do torneio, realizado na Alemanha. A França, que parou nas semifinais do Mundial, teve Sonia Bompastor e Louisa Nécib indicadas ao prêmio. A sueca Lotta Schelin também foi selecionada.
As dez jogadoras foram escolhidas pela Fifa e por jornalistas indicados pela revista France Football. Também foram revelados os dez concorrentes ao prêmio de técnico do ano. A premiação será disputada por Bruno Bini (seleção francesa), Leonardo Cuéllar (seleção mexicana), Thomas Dennerby (seleção sueca), Patrice Lair (Lyon), Maren Meinert (seleção alemã sub-20), Hope Powell (seleção inglesa), Norio Sasaki (seleção japonesa), Tom Sermanni (seleção australiana), Pia Sundhage (seleção norte-americana) e Jorge Vilda (espanhola sub-17).
Organizadores da premiação, a Fifa e a France Football vão anunciar os três finalistas de cada categoria do Prêmio Bola de Ouro da Fifa no dia 5 de dezembro. Na próxima terça-feira, serão revelados os dez candidatos ao prêmio de melhor jogador do ano e de melhor treinador de equipes de futebol masculino.

A votação do prêmio é feita por treinadores e capitães da seleções nacionais, além de jornalistas. Os vencedores serão anunciados em cerimônia marcada pela Fifa para o dia 9 de janeiro, em Zurique.
R7       
Da redação TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.