Responsive Ad Slot

Estudantes de Fortaleza denunciam, nas redes sociais, suposto vazamento de questões do Enem

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira
Rumores que tomam conta das redes sociais desde a noite dessa terça-feira (25), no Ceará, dão conta de um suposto vazamento de questões do Enem 2011, aplicadas no último fim de semana em todo o Brasil.

Alguns usuários do Twitter e Facebook divulgaram fotos de uma suposta apostila de revisão que teria sido distribuída por um colégio de Fortaleza poucos dias antes do exame. Nas imagens, há 14 questões iguais ou muito parecidas às que foram aplicadas na prova.
De acordo com o Jornal O POVO, do Ceará, que teve acesso a quatro apostilas com estas questões, há nelas 93 proposições - entre elas as 14 que provocaram polêmica. Não há logomarca de nenhum colégio ou cursinho. O material também não é datado, não sendo possível afirmar se ele foi realmente distribuído, se houve vazamento de itens das provas ou se é produto montado.

O Colégio Christus, apontado como elaborador do material, informou em seu Twitter oficial que em breve divulgará uma nota sobre o caso. Em outro post no microblog, a escola teria se defendido das acusações de ter compactuado com o suposto vazamento de questões do exame.

Segundo outro veículo de comunicação do estado, o portal Jangadeiro Online, o procurador da República Oscar Costa Filho teria confirmado o vazamento. “Houve vazamento. A materialidade (do crime) está comprovada. A investigação será só pra comprovar a autoria”, disse o procurador ao site de notícias. Ele informou, ainda, que acionará nesta quarta-feira (26) o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais - INEP, órgão responsável pelo concurso, para que o exame seja anulado e disse esperar colaboração do órgão para a solução do problema.

Professor da Universidade de Pernambuco (UPE) há mais de 20 anos e com atuação há cerca de 30 em preparatórios para o vestibular no Recife, Fernando Beltrão diz que nunca viu nada parecido. "Vazamento de 14 questões de um só concurso é algo que jamais aconteceu em nenhum concurso, pelo menos que eu tenha conhecimento. Aparentemente, é algo muito grave e me parece realmente o caso de anulação do concurso", avalia.
No domingo (23), surgiram informações de que o tema da redação deste ano havia vazado, fato que não ocorreu. A credibilidade do Enem ficou arranhada desde 2009, quando o Ministério da Educação identificou que realmente havia ocorrido um vazamento da prova. 

NE10
Da redação TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.