Responsive Ad Slot

Tecnologia para produzir água potável chega ao Brasil em 2012

terça-feira, 6 de setembro de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira
Uma tecnologia de tratamento de água chegará ao Brasil no ano que vem e poderá ajudar áreas afetadas por enchentes. A iniciativa foi desenvolvida pela Procter & Gamble, em parceria com o Centro para Prevenção e Controle de Doenças (CDC), dos EUA. O produto, chamado de PUR, consegue matar bactérias e vírus e eliminar resíduos sólidos e parasitas.
Apresentado em São Paulo, o produto mostrou-se eficaz em uma demonstração ao vivo (veja a foto acima). Uma embalagem de PUR é suficiente para tratar 10 de litros de água. Segundo Alin Kristin Gioielli, diretora de relações exteriores com a P&G, a fabricação do produto não tem fins lucrativos e não será utilizado em escala comercial. “Isso traz uma perspectiva muito boa para cidades brasileiras, sobretudo o Nordeste, que sofre com inundações”.
Durante as enchentes, um dos principais problemas enfrentados foi a falta de água potável. Segundo Gioielli, o produto já foi usado em mais de 60 países nos últimos seis anos, entre eles os afetados pelo Tsunami da Ásia, furacões no Caribe e inundações nas Filipinas, Bangladesh e Indonésia. Ainda não foram divulgados os parceiros e organizações que trarão o PUR ao Brasil. 2,4 bilhões de litros de água potável já foram fornecidos.
Gioielli não revelou detalhes técnicos da composição do produto, mas disse que foram feitos cinco estudos clínicos que mostraram que o uso de PUR, conseguiu reduzir em média, 50% dos casos de diarreia em crianças.
Mundo Bit

Da redação TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.