Responsive Ad Slot

Enem terá novo formato de divulgação de resultados

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira

O formato de divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será modificado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas do exame de 2010 serão divulgadas levando-se em consideração o número de alunos inscritos por escola. A mudança tem como objetivo "camuflar" a formação de rankings de desempenho de melhores e piores escolas no Enem. 

Como o exame não é obrigatório, as instituições de ensino poderão escolher alguns dos seus melhores alunos para efetuarem a prova e, consequentemente, obter uma boa colocação na lista. O desempenho separado pelo número de estudantes inscritos poderia reduzir este artifício, na visão do Inep.

"Apresentamos esta proposta ao ministro da Educação (Fernando Haddad), Queremos dificultar este ranqueamento. Somos contra esta prática. Este não é o objetivo do Enem", disse a presidente do Inep - órgão ligado ao Ministério da Educação - Malvina Tuttman. 

A presidente do Inep não quis detalhar como será esta configuração na divulgação das notas da última edição do Enem. O resultado estava previsto para ser anunciado em julho mas, por esta mudança no formato, será anunciado em setembro. 

CORREÇÃO DE PROVAS - Os candidatos que solicitarem poderão ter acesso à correção da prova do Enem 2011, que será aplicada nos dias 22 e 23 de outubro. Um acordo feito entre o Inep e o Ministério Público assinado semana passada vai garantir aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o direito de ter acesso à correção (vistas) de provas a partir de 2012. A presidente do Inep, no entanto, disse que isto poderá valer já para esta edição.

A folha de respostas poderá ser acessada pela internet. Não há ainda um prazo para este material ser disponibilizado. "Primeiro vamos divulgar as notas dos candidatos, depois em um prazo possível podemos disponibilizar o acesso às provas", disse.

NE10
Da redação TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.