Responsive Ad Slot

Vendaval atinge casas, barracas e comércio de Tamandaré

terça-feira, 10 de maio de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira
Um vendaval derrubou árvores e destruiu telhados de várias residências em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, durante a tarde dessa segunda-feira (9). De acordo com a prefeitura da cidade, algumas pessoas chegaram a passar mal, mas não houve vítimas fatais.

Segundo a Defesa Civil do município, um tornado teria se formado da praia, passando por dentro da cidade e atingindo algumas barracas da feirinha popular e um supermercado. Ninguém ficou ferido.
No entanto, para o Laboratório Meteorológico de Pernambuco (Lamepe), que analisou os vídeos feitos por moradores da cidade, o fenômeno não pode ser considerado como um tornado e sim uma "tromba d'água".
De acordo com o Lamepe, fica clara a diferença no vídeo, já que um tornado forma-se na terra e vai em direção ao continente, diferente do que mostram as imagens.
Em nota oficial, o Lamepe acrescentou. "As trombas d'água geralmente vêm acompanhadas de ventos fortes e/ou muito fortes, porém não chegam a ultrapassar 80Km/h. Segundo a Escala Beaufort (escala que mede a intensidade dos ventos), os ventos são classificados como muito fortes a partir de aproximadamente 60 Km/h.
De acordo com o escritório regional do Inmet no Recife, nessa segunda foi registrado apenas ventos de 30 km/h naquela região, não se configurando em tornado.
O professor Alexandre Mendes, diretor da Escola de Referência em Ensino Médio de Tamandaré, que falou sobre o susto na entidade.
''Passou forte próximo à escola, mas ninguém ficou ferido. No entanto, foi um enorme susto para todos. Alguns adolescentes chegaram a passar mal, foi muita gritaria. Mas tudo ficou bem'', lembrou ele, acrescentando que há 10 anos mora na cidade e nunca ouviu falar de um fenômeno como esse.
NE10
Da redação TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.