Responsive Ad Slot

Pernambuco tem 48 cidades atingidas pelas chuvas e 16 em situação de emergência

quinta-feira, 5 de maio de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira
Pernambuco já contabiliza 48 cidades atingidas pelas chuvas que têm se intensificado no Estado, de acordo com o novo relatório divulgado na manhã desta quinta-feira (5) pela Coordenadoria da Defesa Civil (Codecipe). Dessas, 16 já decretaram Situação de Emergência.

O Estado tem 4.080 famílias desabrigadas (aquelas que precisam ir para abrigos públicos) e outras 8.503 estão desalojadas (abrigadas na casa de amigos ou parentes). Ao todo, 144.532 pessoas já foram afetadas pelas chuvas.

» Veja a relação completa dos municípios atingidos:

Abreu e lima
Água preta
Amaraji
Barra de Guabiraba
Barreiros
Belém de Maria
Bom Jardim
Cabo de Santo Agostinho
Camaragibe
Caruaru
Catende
Casinhas
Chã Grande
Cortês
Cumaru
Escada
Gameleira
Goiana
Igarassu
Itamaracá
Jaboatão dos Guararapes
Jaqueira
Lagoa do Carro
Limoeiro
Macaparana
Maraial
Moreno
Nazaré da Mata
Olinda
Palmares
Paulista
Paudalho
Passira
 
Pombos
Primavera
Recife
Riacho das Almas
Ribeirão
Rio Formoso
São José da Coroa Grande
São Lourenço
São Vicente Ferrer
Tamandaré
Tracunhaém
Timbaúba
Vicência
Vitória de Santo Antão
Xexéu

Até o momento, há dois registros de morte por decorrência das chuvas em todo o Estado. Cícero Moraes, de 47 anos, morador da zona rural do município de Jaqueira, na Zona da Mata, morreu na terça-feira devido a um deslizamento de barreira sobre sua casa. Um dia antes, Lídia Almeida Silva, de 21, foi soterrada da mesma forma, no Bairro dos Estados, em Camaragibe.

ABASTECIMENTO - As chuvas afetaram também alguns sistemas de abastecimento de água da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Uma estação elevatória do Sistema do Prata, localizada em Bonito, foi inundada, causando danos às bombas. O sistema, que é responsável pelo abastecimento de água da cidade de Caruaru, chegou a operar na terça-feira com 40% da sua capacidade reduzida. No mesmo dia, as estações de tratamento de água em Ipojuca e no distrito de Camela também foram afetadas, mas o problema foi resolvido.

No município de Paulista, uma estação elevatória também deixou de funcionar por causa das chuvas. Áreas dos bairros de Maranguape I e Maranguape 0 estão sem abastecimento. A previsão é de que até amanhã a estação volte a funcionar normalmente.
NE10
Da redação TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.