Responsive Ad Slot

Cidades pernambucanas só agora conhecem telefonia celular

quinta-feira, 14 de abril de 2011

/ Por: TV SBUNA
Tuparetama e Verdejante são municípios localizados no interior de Pernambuco. As duas cidades ficam no Sertão. A primeira tem apenas 7.925 habitantes e está no Sertão do Pajeú. A outra tem 9.142 pessoas e fica no Sertão do Moxotó. Em comum, uma marca de atraso: ambas só passaram a ter serviço de telefonia celular nos últimos seis meses.

O serviço é tão recente que as cidades sequer aparecem no mapa de cobertura da única operadora que oferece sinal por lá, a TIM. “Antes celular só pegava nas partes altas da cidade. Era complicado para a população por falta de comunicação. Agora, quase todo mundo tem um celular”, conta o comerciante Ari Rodrigues, que trabalha num mercadinho de Tuparetama.

Domingos Sávio (PTB), prefeito do município localizado a 377 quilômetros do Recife, diz que a telefonia móvel chegou a Tuparetama há cerca de 60 dias. “Era muito ruim (não ter sinal de celular). Eu usava celular com anteninha”, reclamava o prefeito. Atualmente fica-se sem celular na cidade apenas quando falta energia. “Hoje celular não é só mordomia. (Telefonia móvel) ajuda no desenvolvimento da cidade”, conta o Sávio.

Antes da chegada da operadora havia apenas um aparelho na casa de Ari Rodrigues. Agora são três. “Um pra mim, um pra minha esposa e um pra minha mãe”. Apesar do aumento da demanda, Tuparetama ainda não tem loja exclusiva para venda de telefones móveis.

Em Verdejante, a 99 quilômetros da capital, a telefonia celular chegou há mais tempo - uns 5 ou 6 meses, de acordo com a Prefeitura. Ter celular por lá não é mordomia, mas questão de sobrevivência. A maioria da população vive na zona rural, onde não há nem orelhão. “É mais um serviço que o município não tinha e facilita muito a comunicação. É um benefício socioeconômico”, resume o prefeito Haroldo Silva Tavares (DEM).

Mesmo morando na zona urbana de Verdejante, a empregada doméstica Francisca da Silva festejou a chegada do sinal GSM. Agora pode falar tranquila com parentes e amigos que moram longe. “Antes eu ia para um orelhão, mas se estivesse chovendo, por exemplo, não ligava, a não ser que fosse uma emergência”.

SINAL - A TIM disse, em nota, que “os municípios pernambucanos de Tuparetama e Verdejante não fazem parte do compromisso de cobertura da operadora, previsto no edital 002/2007, da agência reguladora. Apesar disso, as localidades citadas contam com cobertura 2G (GSM) da TIM”.

A Vivo informou que Tuparetama e Verdejantes fazem parte da Meta Anatel proposta para 2011. “Eles serão ativados até a terceira semana do mês de maio de 2011”, informou a assessoria de imprensa por nota. O prefeito de Tuparetama disse que a antena da operadora já está instalada.

A Oi não deu informações específicas sobre Pernambuco, mas o prefeito de Tuparetama diz ter recebido um telefonema da empresa e afirmou que ela está interessada em gerar sinal para o município.

A Claro também não afirmou se pretende atender os municípios. Em nota ressaltou que cumpriu “todas as suas metas de cobertura da Anatel em Pernambuco”.

Blog do Jamildo – NE10
Da redação da TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.