Responsive Ad Slot

Termina nesta quinta prazo para regularização de título de eleitor

quinta-feira, 14 de abril de 2011

/ Por: TV SBUNA
Eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas votações têm até esta quinta-feira (14) para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 1,4 milhão de eleitores podem ter o documento cancelado a partir desta sexta-feira (15).

Desde que a campanha do TSE para a regularização do título teve início, no dia 14 de fevereiro, apenas 52.468 eleitores – pouco mais de 3% dos que estão em situação irregular – acertaram as contas com a Justiça Eleitoral até esta quarta-feira (13).
Segundo o TSE, a maioria dos eleitores em situação irregular está concentrada na região Sudeste. Em São Paulo, 339.645 eleitores que não compareceram nas últimas três votações ainda precisam regularizar a situação. Em Minas Gerais, são 123.663 eleitores.

Do total de eleitores em situação irregular, a maior parte está na faixa etária entre 25 e 34 anos – 511.097. Segundo o TSE, os homens faltaram às votações mais do que as mulheres: são 511.097 eleitores faltosos contra 298.890 eleitoras.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não há previsão para que a campanha de regularização seja estendida. Para não ter o documento eleitoral cancelado, basta que o eleitor procure um cartório e apresente um documento oficial com foto, além do próprio título de eleitor.

Quem não regularizar a situação ficará, a partir desta sexta-feira, impedido de retirar passaporte, carteira de identidade, alguns tipos de empréstimos e de receber salários de função ou emprego público. Para emitir um novo documento, o eleitor terá de procurar um cartório eleitoral e estará sujeito ao pagamento de multas.

G1
Da redação TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.