Responsive Ad Slot

Homem mais velho do mundo morre aos 114 anos

sexta-feira, 15 de abril de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira
LOS ANGELES — O homem mais velho do mundo, Walter Breuning, cujas primeiras memórias incluem o dia que o presidente americano William McKinley foi atingido por um tiro em 1901, morreu aos 114 anos, informou nesta sexta-feira o asilo em que ele morava.

Ele morreu de causas naturais em um hospital de Great Falls, no estado americano de Montana, afirmou Stacia Kirly, porta-voz do asilo Rainbow.

Breuning era a segunda pessoa mais velha do mundo, 26 dias mais novo que a americana Besse Cooper, de acordo com o Grupo de Pesquisa em Gerontologia, que registra os centenários do mundo.

Ele foi funcionário do sistema ferroviário e atribuía sua longevidade ao fato de comer apenas duas refeições por dia nos últimos 35 anos.
"Acredito que deveríamos ser puxados da mesa quando ainda estamos com fome", disse ao jornal Great Falls em 2009.

"Você passa a ter o hábito de não comer à noite, e percebe quanto você se sente bem. Sria bom dizer às pessoas para não comer tanto", acrescentou.
A cada aniversário, Breuning oferecia palavras de sabedoria em um discurso no asilo, onde vivia desde 1980.

"Há coisas boas e ainda melhores dentro de todos nós, se conseguirmos descobri-las", afirmou Breuning recentemente.
O governador Brian Schweitzer disse estar profundamente triste pela morte de Breuning, disse em comunicado.

"Walter me ensinou que fazer as coisas com moderação nos ajudará a ter uma vida longa; que trabalho duro e uma vida modesta são suficientes para uma vida feliz e, mais importante, que retribuir é bom para a alma."

Breuning nasceu em Melrose, Minnesota, em 21 de setembro de 1896, e se mudou para Great Falls em 1918, encontrando trabalho na ferrovia Great Northern.

Ele se alistou no serviço militar durante a Primeira Guerra Mundial, mas nunca serviu. Quando a Segunda Guerra Mundial começou, ele era muito velho para servir.

De acordo com o asilo, Breuning frequentemente lembrava de sua infância, citando o dia em que McKinley foi atingido por um tiro como "o dia em que cortei o cabelo pela primeira vez".

 AFT
Da redação da TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.