Responsive Ad Slot

Faz 99 anos que o Titanic afundou; veja o vídeo do naufrágio

sexta-feira, 15 de abril de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira
 99 anos o mundo se comovia com odesastre do célebre transatlântico Titanic, que após se chocar com um iceberg afundou no Atlântico Norte. Das 3.547 pessoas a bordo 1.523 não conseguiram sobreviver ao naufrágio de 14 de abril de 1912. Apesar do tempo, a história parece não ter ficado no passado. Uma recente expedição no local do acidente criou um mapa de seus restos em três dimensões
A bordo do navio científico Jean Charcot uma equipe de arqueólogos, oceanógrafos e científicos retornou ao Saint-Jean de Terranova, onde jaz o Titanic. A expedição contou com a participação de pesquisadores da sociedade RMS Titanic, bem como dos institutos Woods Hole Oceanographic Institution e Waitt Institute.

Além de um submarino robotizado com câmaras de vídeo para vistoriar os restos do transatlântico, a equipe recorreu a um veículo submarino equipado com um poderoso e sofisticado soar que cartografiar o lugar do naufrágio. Com o material será realizada uma reconstrução virtual do acontecimento em três dimensões.

A intenção da expedição era criar um plano do jazigo, algo que nunca foi realizado na profundidade em que o Titanic se encontra. Os restos do transatlântico só foram descobertos em 1985 a 3.820 metros de profundidade. Durante as visitas da equipe foram resgatados alguns artefatos do luxuoso navio.

Veja o vídeo da expedição do local em que o Titanic naufragou há 99 anos: 

Universia

Da redação da TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.