Responsive Ad Slot

Facebook tem metade dos visitantes do Orkut

quarta-feira, 30 de março de 2011

/ Por: Naldinho Oliveira da TV SBUNA

O Facebook ultrapassou pela primeira vez a metade do visitantes Ășnicos do Orkut no Brasil. A rede social criada em 2004 por Mark Zuckerberg, de 26 anos, atingiu 17,92 milhĂ”es de visitantes Ășnicos em fevereiro enquanto o Orkut ficou com 32,41 milhĂ”es de visitantes Ășnicos.

O Facebook havia terminado 2010 com 12,3 milhĂ”es visitantes Ășnicos, o que significa que
houve um aumento de 45,5% da audiĂȘncia do site neste ano e de 21,95% apenas em janeiro.
A ComScore mede a audiĂȘncia baseada em usuĂĄrios com mais de 6 anos que acessam a internet em casa ou no trabalho, um total de 46,23 milhĂ”es de pessoas em fevereiro.

Comparada aos seis meses anteriores, a audiĂȘncia do Facebook no Brasil cresceu 65,7%. Em setembro, o site teve 10,8 milhĂ”es de visitantes Ășnicos.

O Orkut tambĂ©m teve crescimento de audiĂȘncia neste perĂ­odo de acordo com a ComScore, porĂ©m, bem menor. Em seis meses a audiĂȘncia do site subiu 2,85%, passando de 31,5 milhĂ”es de visitantes Ășnicos em setembro para 32,4 milhĂ”es em fevereiro. Nesse perĂ­odo, o pico de audiĂȘncia do Orkut foi em janeiro — mĂȘs de fĂ©rias escolares — quando teve 33,11 milhĂ”es de visitantes Ășnicos e o Facebook 15 milhĂ”es.
Para o vice-presidente para AmĂ©rica Latina da ComScore, Alex Banks, o alto crescimento do Facebook nos Ășltimos meses “Ă© prova do (marketing) ‘boca a boca’ do Facebook durante as fĂ©rias de verĂŁo”, disse ao Link por e-mail.

Orkut vs. Facebook. De acordo com o analista JosĂ© Calazans, do Ibope Nielsen, outro instituto que mede a audiĂȘncia da internet brasileira, o Facebook continua crescendo muito — “no mesmo patamar do ano passado”, disse ele. O instituto nĂŁo divulga dados de audiĂȘncia, mas Calazans afirma que ainda nĂŁo Ă© possĂ­vel identificar uma queda no uso do Orkut no Brasil, que continua com audiĂȘncia estĂĄvel.

“Em paĂ­ses como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Alemanha, a rede social dominante antes do Facebook sĂł começou a cair quatro meses depois que o Facebook atingiu a mesma audiĂȘncia dela”, afirmou em entrevista por telefone. “HĂĄ duas possibilidades, ou o Orkut vai cair como ocorreu em outros paĂ­ses, ou o Brasil vai continuar convivendo com duas grandes redes sociais na internet, o que pode acontecer jĂĄ que o brasileiro Ă© pioneiro em rede social”, disse.

Fonte: EstadĂŁo

Da redação TV SBUNA
Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.