quarta-feira, 7 de maio de 2025

Padre Wellington deixa Paróquia do Bom Jesus e será substituído por Padre Marcelo Protázio em São Bento do Una


A Diocese de Garanhuns anunciou, nesta quarta-feira (07), uma série de transferências e nomeações que movimentam o clero em 11 municípios pernambucanos. Entre as mudanças, está a saída do Padre Wellington Vilar de Araújo da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, em São Bento do Una, após mais de seis anos de missão. Ele assumirá agora a Paróquia de São Caetano, no município de Caetés. Para seu lugar, foi nomeado o Padre Marcelo Protázio Alves, que anteriormente atuava na paróquia de São Caetano.

Uma missão marcada por fé, superação e inovação


Padre Wellington chegou a São Bento do Una em 2019 e logo se destacou por sua dedicação pastoral, firmeza e zelo com a liturgia e as atividades da igreja. Com um perfil rígido e criterioso, sempre se preocupou para que tudo saísse da melhor forma possível, conduzindo os trabalhos com seriedade e responsabilidade. Durante sua gestão, enfrentou os desafios da pandemia da Covid-19, investindo fortemente na comunicação paroquial e fortalecendo a PASCOM.

Promoveu reformas estruturais importantes, como a requalificação da Secretaria Paroquial e do Prédio do Padre, além de reestruturar diversas capelas da paróquia. Também foi responsável por inovações nas festas religiosas, como a criação da "Vila do Bom Jesus", "Circuítio do Bom Jesus" durante os festejos do padroeiro.


Mesmo diante de grandes tragédias pessoais — como o acidente que vitimou seus pais, Inaldo Vilar de Araújo e Eleusina Alves da Silva, em 2021, e a perda de seu amigo e companheiro de missão, Padre Dorgival Nicácio, em 2013 — Padre Wellington manteve-se firme na fé e no compromisso com sua missão.

Em carta aberta, ele expressou gratidão ao povo de São Bento do Una e esperança na nova etapa de sua caminhada sacerdotal. “Durante o tempo que estive entre vocês, pude experimentar profundamente a presença viva de Deus...”, afirmou.

Padre Marcelo Protázio assume a Paróquia do Bom Jesus


A partir do dia 2 de julho, Padre Marcelo Protázio passará a ser o novo pároco da Paróquia do Bom Jesus. Conhecido por seu trabalho na cidade de Caetés, ele esteve recentemente em São Bento do Una durante a Missa de Réveillon da 187ª Festa do Bom Jesus, no dia 31 de dezembro de 2024, e agora será o responsável pela organização da 188ª edição, prevista para começar em 28 de dezembro de 2025.

A troca de paróquias entre os dois sacerdotes acontecerá em clima de fraternidade e comunhão. A posse de Padre Wellington em Caetés está marcada para o dia 3 de julho.

Outras mudanças na Diocese de Garanhuns:

  1. Pe. Alaércio de Lima Nazário - De Águas Belas para Panelas

  2. Mons. Alexandre de Melo Castanha Neto - De Santa Teresa (Garanhuns) para Vigário do Sagrado Coração (Garanhuns)

  3. Pe. Aluísio Coleta dos Santos - De Quipapá para Sagrado Coração (Garanhuns)

  4. Pe. Clóvis Soares da Silva (Pe. Lourenço) - De Calçado para Águas Belas

  5. Pe. Daniel Carlos da Silva Tenório - De Vigário em Garanhuns para Pároco em Iati

  6. Pe. Galdino Henriques da Silva - De Brejão para Quipapá

  7. Pe. Ivan Matias de Melo - De Iati para Itaíba

  8. Pe. Jeová Ribeiro Faustino - De Rainha Isabel para Brejão

  9. Pe. José Evandro da Silva - De Sagrado Coração (Garanhuns) para Santa Teresa (Garanhuns)

  10. Pe. José Robson Ferreira da Silva - De Vigário em Águas Belas para Vigário em Garanhuns

  11. Pe. Marcelo Protázio Alves - De Caetés para São Bento do Una

  12. Pe. Pedro Ferreira Sobrinho - De Itaíba para Rainha Isabel

  13. Pe. Poul Anderson Silva de Melo - De Panelas para Bom Conselho

  14. Pe. Rivaldo Peixoto de Araújo - De Bom Conselho para Calçado

  15. Pe. Wellington Vilar de Araújo - De São Bento do Una para Caetés



Carta ao povo de São Bento do Una e Caetés

SÃO BENTO DO UNA, 07 DE MAIO DE 2025
Ano Santo da Graça do Senhor

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Na tarde desta quarta-feira, 07 de maio de 2025, foi comunicado pelo nosso Bispo Diocesano a minha transferência da Paróquia do Senhor Bom Jesus em São Bento do Una, para a Paróquia de São Caetano em Caetés.

“Eis-me aqui, envia-me"! (Is, 6,8).

Recordando e vivendo esse versículo bíblico que escolhi como lema para minha ordenação presbiteral, invade-me nesse momento, dois grandes sentimentos: gratidão e esperança.

Gratidão: agradeço a Deus, por minha vida e vocação. Ao meu Bispo Dom Agnaldo pela confiança, abertura e sabedoria com que conduziu todo esse processo de transferências; ao querido povo de São Bento do Una, por ter me acolhido, caminhado comigo e me ajudado a exercer o meu ministério nas terras do Bom Jesus ao longo desses seis anos e cinquenta e nove dias. Durante o tempo que estive entre vocês, pude experimentar profundamente a presença viva de Deus em cada celebração, em cada visita, em cada encontro e em cada gesto de fé e amor. Por tudo, Deus os abençoe sempre mais. Desde já, peço que acolham com o mesmo amor e entusiasmo o novo pároco que virá, o Padre Marcelo Protásio. Que ele possa continuar esta bonita obra que o Senhor vem realizando aqui entre nós.

Esperança!

Olho para frente com esperança, confiando sempre nos desígnios de Deus e em Sua infinita providência, como sempre fez o excelso São Caetano, com a certeza de que, a partir da minha posse na nova missão, serei também muito feliz junto do povo que o Senhor da messe me confiará e que já guardo com amor no meu coração de pastor e em minhas orações.

Aos meus futuros paroquianos de Caetés, desde já, tenham a certeza da minha dedicação e empenho para tornar a nossa Paróquia, um verdadeiro pedacinho do céu.

De agora em diante, vamos continuar trabalhando para realizar tudo aquilo que está programado, da melhor maneira possível, do mesmo tempo em que avançaremos para uma transição tranquila e muito fraterna como deve ser.

As datas das nossas posses serão:

  • 02 de julho: Paróquia do Bom Jesus

  • 03 de julho: Paróquia de São Caetano

Desde já, conto com as orações de todos!

Suplico que São Caetano interceda ao Bom Jesus ao muitas bênçãos do céu sobre o povo de São Bento e Caetés.

Com carinho pastoral,
Padre Welington Vilar de Araújo